Martin Truex vence o Clash da Nascar em Los Angeles
Medalha de ouro – sim, o palco olímpico inspirou a premiação diferente –; para Martin Truex Jr. (Toyota Camry #19/Joe Gibbs Racing) no Busch Light Clash, que abriu a temporada 2023 da Nascar no Los Angeles Memorial Coliseum. Depois de ficar longe do victory lane ano passado e fora dos playoffs, ele conseguiu sobreviver a uma noite de toques, rodadas e polêmicas no oval de um quarto de milha (402,5m) montado para a ocasião.
Ao longo das 150 voltas em bandeira verde, foram nada menos que 16 neutralizações, que não contavam para a distância da prova. Depois de uma estreia cautelosa em 2022, quando os carros NextGen corriam pela primeira vez e havia dúvidas sobre sua resistência, desta vez a ordem foi se apoiar nos rivais e forçar as ultrapassagens o máximo possível.
Bubba Wallace (Camry #23/23XI Racing) fechou a primeira metade da final na frente, seguido por Truex. No intervalo, o rapper Wiz Khalifa garantiu o show para o público. Estreando pela Stewart-Haas no Ford Mustang #41, Ryan Preece tomou a ponta e liderou 43 voltas mas, com problemas, perdeu rendimento e não conseguiu evitar a ultrapassagem de Truex. O #19 cruzou à frente de Austin Dillon, medalha de prata com o Camaro #da RCR; e de Kyle Busch (Camaro #8/RCR) que, depois de tocado, se recuperou no pelotão
“Ficamos o ano passado inteiro sem vencer, mesmo mostrando bons desempenhos. Precisávamos dessa para começar a temporada bem e ganhar confiança. Depois da qualificação imaginei que teria um dia longo pela frente, mas consegui vencer a classificatória. Na final, procurei ser constante e não fazer nada estúpido”, festejou Truex.
Classificatórias
O domingo no Coliseu começou com as quatro corridas classificatórias – os cinco primeiros de cada avançaram diretamente à final. Aric Almirola (Mustang #10/Stewart-Haas) deixou para trás o pole geral Justin Haley (Camaro #31/Kaulig) para vencer a primeira. Na segunda, Truex mostrou sua força, cruzando à frente de Kyle Busch (Camaro #8/RCR).
Na terceira, melhor para Denny Hamlin (Camry #11/Joe Gibbs Racing). William Byron (Camaro #24/Hendrick) dominou a última. As três vagas na primeira prova de repescagem (LCQ) ficaram, na ordem, com Michael McDowell (Mustang #34/Front Row), Christopher Bell (Camry #20/Joe Gibbs Racing) e Todd Gilliland (Mustang #38/Front Row). Depois de uma boa batalha, Chase Elliott (Camaro #9/Hendrick) bateu Ty Gibbs (Camry #54/Joe Gibbs Racing) para levar a segunda.
Busch Light Clash 2023
Los Angeles Memorial Coliseum
Siga o Racemotor no: