Maverick Viñales faz primeiro teste com a Aprilia em Misano
Menos de duas semanas depois de ser dispensado pela Yamaha, Maverick Viñales estreou em sua nova casa. Nesta terça-feira, MVK12 fez seu primeiro teste com a Aprilia RS-GP, máquina que comandará no Mundial de MotoGP 2022. O espanhol acelerou no Circuito Marco Simoncelli (Misano), na Itália. Pista que, além de ser a base de testes da casa de Noale, também é o palco da 14ª etapa do campeonato deste ano, no dia 19.
O primeiro objetivo é procurar ‘vestir’ a moto; entendê-la e buscar os ajustes necessários para o estilo de pilotagem do campeão mundial da Moto3 em 2013. A começar pela mudança na configuração do motor: do quatro cilindros em linha da Yamaha M1 ao V4 da Aprilia – o que, na teoria, é sinônimo de menor agilidade nas curvas e maior velocidade final nas retas. Ele completou 65 voltas, a melhor delas na casa de 1min33 – ano passado foi pole das duas etapas no traçado italiano com tempos na casa de 1min31.
O teste abre caminho para a estreia pela marca italiana ainda este ano. Uma possibilidade seria substituir o contundido Lorenzo Savadori já em Misano – como o vínculo com a Yamaha foi encerrado, não há impedimento contratual. Outra chance seria alinhar Viñales como wildcard em um dos GPs restantes. Neste caso, é necessária a aprovação da Dorna e dos demais construtores. Em 2022, a Aprilia encerra a parceria com a Gresini Racing e contará com a própria estrutura. O potencial do equipamento foi mostrado domingo, com a terceira posição de Aleix Espargaro em Silverstone.

Siga o Racemotor no: