Miller vence, Bagnaia cai e Quartararo agradece no GP do Japão
GP do Japão complicado para os três principais candidatos ao título mundial da MotoGP. Deles, apenas o líder da classificação Fabio Quartararo (Yamaha YZR M1/Monster Energy Yamaha) conseguiu pontuar, em um modesto oitavo lugar. A vitória ficou com Jack Miller (Ducati GP22/Lenovo Ducati), em um passeio do australiano no circuito de Motegi.
Miller saltou do sétimo lugar no grid para a ponta em apenas três voltas – superou Jorge Martin (Ducati GP22/Pramac), que aparecia na frente, depois de uma largada ruim do pole Marc Marquez (Honda RC213V/Repsol Honda). Com um ritmo impressionante, chegou a ter vantagem superior a quatro segundos sobre o espanhol, que sofria a pressão de Brad Binder (KTM RC16/Red Bull KTM).
O sul-africano levou a melhor no duelo para ficar com a P.2 e garantir seu segundo pódio na temporada. Martin completou em terceiro – seu companheiro de equipe Johann Zarco, que partiu da primeira fila, perdeu rendimento para ser apenas 11º.
Marquez se manteve no primeiro pelotão e, depois de superado por Miguel Oliveira (KTM RC16/Red Bull KTM), deu o troco para ser o quarto, à frente do português. Mais uma boa corrida de Luca Marini (Ducati GP22/Mooney VR46) foi premiada com o sexto lugar.
Problemas e queda
Terceiro na classificação, Aleix Espargaro (Aprilia RS-GP/Aprilia Racing) viu sua corrida comprometida antes da largada. Problemas eletrônicos na volta de apresentação obrigaram o espanhol a trocar a moto titular pela reserva e largar dos boxes. Da P.25, avançou até o 16º lugar, sem pontos. Pior ainda para Pecco Bagnaia (Ducati GP22/Lenovo Ducati) que, assim como Quartararo, não conseguiu avançar no pelotão intermediário. Na última volta, quando tentava atacar o francês, caiu e deu adeus à prova. Com isso, o atual campeão mundial agora tem 18 pontos de vantagem sobre o piloto da moto #63. Espargaro está a -25.
Moreira sexto
Na Moto3, Diogo Moreira (KTM RC250GP/MT Helmets MSI KTM) fez mais uma prova consistente, premiada com o sexto lugar após largar em 15º. Se os três primeiros (o vencedor e líder do campeonato Izan Guevara; Dennis Foggia e Ayumu Sasaki) se distanciaram, o brasileiro se manteve no segundo pelotão, em disputa com Sergio Garcia, David Muñoz e John McPhee. Moreira é o 12º no campeonato, a apenas três pontos do décimo.
GP do Japão
Mundial de MotoGP: 16ª etapa (Motegi)
Siga o Racemotor no: