Mudanças no oval de Atlanta para a Nascar 2022. Pista ganha versão ‘NextGen’
Se 2022 é o ano de estreia dos carros NextGen na Nascar Cup Series, uma das paradas do calendário da categoria também vai ganhar uma nova geração. Depois de receber neste fim de semana a Cup e a Xfinity, o Atlanta Motor Speedway inicia as obras. Que incluem a mudança na inclinação das curvas, um reasfaltamento completo (o piso atual foi feito em 1997) e a diminuição da largura utilizável da pista.
Com a renovação, as curvas passam dos atuais 24 para 28 graus – serão as mais inclinadas entre os ovais de 1,5 milha. A ideia é criar um desafio diferente dos encontrados nas demais pistas com essa configuração. O trabalho da Speedway Corporation, dona do AMS, foi iniciado há 10 meses. E incluiu várias simulações com a ajuda da plataforma iRacing, de automobilismo virtual. O que permitiu entender o comportamento dos carros e os efeitos das mudanças na disputa antes de definir o novo layout.
“Testamos várias possibilidades e vimos o novo AMS tomar forma diante dos nossos olhos sem levantar uma pá de terra”, comentou o vice-presidente executivo do iRacing, Steve Myers. No processo a Speedway Corporation (de Bruton Smith) preferiu não envolver os pilotos, que somente depois tiveram acesso às mudanças.

Siga o Racemotor no: