Mundial de Superbikes aberto com vitória de estreante
Depois de quatro anos de domínio inquestionável do britânico Jonathan Rea (Kawasaki), ficou claro que somente uma combinação tão perfeita entre piloto e equipamento seria capaz de rivalizar com a dupla verde. Se foi apenas a primeira corrida da temporada, abrindo o GP da Austrália, em Phillip Island, as suspeitas de que a resistência poderia vir do espanhol Álvaro Bautista e de sua Ducati Panigale V4R se confirmaram. Em sua prova de estreia no WSBK, ele não só venceu, como deixou o rival a uma distância incomum.
Rea foi o mais rápido na qualificação, seguido pelo novo companheiro de equipe Leon Haslam e por Bautista que, ao apagar das luzes vermelhas tomou a ponta na Curva 3. O espanhol manteve um ritmo constante, martelando voltas rápidas em sequência e sabendo gerir o desgaste dos pneus Pirelli para cruzar a linha 14s9 à frente do britânico. E o terceiro lugar do pódio acabou ocupado por outra marca: a Yamaha, com a R1 do time GRT, pilotada por Marco Melandri.
Também estreando, as BMW S1000RR mostraram potencial, com tempos de volta competitivos, o sétimo lugar de Tom Sykes e o 13º do alemão Markus Reiterberger. Decepção, por outro lado, para as Hondas CBR1000RR do time HRC Moriwaki Althea, com Leon Camier abandonando por queda e Riyuichi Kiyonari fora dos pontos, em 16°.
WSBK: GP da Austrália (corrida 1) – RESULTADOS