Na estratégia, Verstappen vence GP dos EUA e amplia vantagem na F-1
Oitava vitória de Max Verstappen (Red Bull Honda) no Mundial de F-1 2021, e numa pista que favorecia a rival Mercedes. O holandês perdeu na largada a liderança do GP dos EUA, no COTA, para Lewis Hamilton e não conseguia se aproximar o suficiente para tentar uma ultrapassagem. A estratégia, no entanto, acabou premiando o time do touro vermelho.
Verstappen foi chamado para a primeira parada na volta 12, duas antes de Hamilton, e conseguiu o undercut – o britânico voltou dos boxes em segundo. Com uma desvantagem que chegava aos 6s3. A parada mais tarde deu ao heptacampeão a chance de reduzir a diferença para o rival pensando no segundo pitstop. A Red Bull voltou a se antecipar e chamou seu piloto novamente na 30ª volta.
Hamilton seguiu na pista com uma estratégia diferente. Parou apenas na volta 38 das 56, numa tentativa de, com borracha bem mais nova, levar a melhor sobre o líder do campeonato. Começava então uma perseguição com voltas mais rápidas em sequência para reduzir de 8s7 a menos de um segundo a diferença. Verstappen conseguiu tirar o máximo do equipamento nas últimas passagens para impedir a aproximação do #44. Que ficou ao menos com o ponto da melhor volta.
Prova do ritmo intenso dos dois primeiros, Sergio Perez (Red Bull Honda) completou o pódio a 42s223 do companheiro de equipe. Depois de uma boa disputa inicial entre Ferrari e McLaren pelas posições intermediárias, Charles Leclerc levou o carro italiano à quarta posição, seguido por Daniel Ricciardo. Obrigado a largar em nono com a punição por troca do motor a combustão, Valtteri Bottas não foi além da P.6.
Carlos Sainz (Ferrari); Lando Norris (McLaren), Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Sebastian Vettel (Aston Martin) fecharam a zona de pontuação. O alemão saiu das últimas filas com toda a unidade de potência trocada pelo time inglês.
Verstappen soma agora 287,5 pontos, 12 a mais que Hamilton.

Siga o Racemotor no: