Nascar altera definição dos grids para reta final da temporada
A Nascar voltou a mexer no sistema de definição dos grids para a reta final da temporada das três divisões, já pensando nos playoffs. Nesta quinta-feira, a organização da categoria confirmou que, a partir da rodada tripla no misto de Daytona (dias 15 e 16), as posições não levarão em conta apenas a classificação no campeonato, mas um complexo cálculo envolvendo outros fatores. Além disso, confirmou que, nos playoffs, os classificados sempre ocuparão as primeiras filas, conforme a fase.
Os grids vão passar a ser determinados na calculadora. A partir de uma soma que envolve a posição na corrida anterior (multiplicada por 0.5); a posição na classificação dos times (0.35) e a volta mais rápida da etapa prévia (0,15%). O dono do menor índice sairá na frente, e assim por diante. Com isso, os poles voltarão a ser premiados com o ‘Pole Award’
Como a pontuação é alterada ao fim da fase regular e a cada nova fase dos playoffs, os classificados apresentarão números maiores e por isso, largarão sempre à frente dos demais na Cup, Xfinity e Gander Outdoors Truck Series.
“Nós consultamos as equipes com as ideias que tínhamos e chegamos a um sistema que nos parece o mais adequado. Ele dará a chance a todos os times de melhorar sua posição a cada etapa com base no que fizerem nas anteriores”, explicou Scott Miller, vice-presidente de competição da Nascar. Os treinos de qualificação foram suspensos desde o retorno da pausa para diminuir o número de pessoas nos circuitos e agilizar a logística das etapas da categoria.
Calendário
A Nascar confirmou também as datas e locais das corridas a partir de setembro, no caso da Cup, todas válidas pelos playoffs. E que mantiveram datas e circuitos originais, até a grande final de Phoenix, em 8 de novembro. Já a Xfinity corre em Darlington e Richmond (rodada dupla) e Bristol antes de iniciar a fase decisiva por Las Vegas, em 26 de setembro. Uma semana antes (em Bristol), é a vez da Gander Outdoors Truck Series abrir sua sequência de provas eliminatórias.

Siga o Racemotor no: