Nem crise segura o sucesso da TC Pickup na Argentina

Mesmo em meio a uma grave crise econômica, a mais nova categoria do automobilismo argentino segue ganhando destaque. A ideia de transformar as picapes em carros de corrida não é nova mesmo na América do Sul, mas pegou de vez num país em que os modelos são os mais vendidos no mercado das quatro rodas. E o suporte da Asociación Corredores Turismo Carretera (ACTC) garantiu a estrutura necessária para que o campeonato da TC Pickup decolasse.

No ano passado foi apenas uma copa com três etapas em La Plata (Roberto Mouras), que se transformou em um campeonato com 11 eventos, ao lado do TC Mouras. Nove deles, é verdade, no traçado da Grande Buenos Aires. Neste fim de semana, o palco foi Rio Cuarto (província de Córdoba), com 20 picapes.

E com direito a um time de pilotos com dois ex-F-1 (Norberto Fontana e Gastón Mazzacane); além de nomes conhecidos como Omar ‘Guri’ Martinez, Josito di Palma, Juan Manuel ‘Pato’ Silva, Guillermo Ortelli e Christian Ledesma. No grid estão Hilux (Toyota), Ranger (Ford), Frontier (Nissan), S10 (Chevrolet), Amarok (Volkswagen) e Toro (Fiat).

Todas têm como base o modelo de produção, aliviado com componentes em fibra e policarbonato; preservando as formas originais. Tudo em torno dos mesmos motores multiválvulas carburados e câmbios (Saenz) da Turismo Carretera, devidamente amansados. E os vários componentes comuns ajudam a reduzir custos e aumentar o equilíbrio. As rodas são aro 18, calçadas com pneus Pirelli PZero.

Rio Cuarto

Apesar dos nomes experientes em ação, um grupo de especialistas tem se destacado na temporada. Em Rio Cuarto, melhor para Juan Pablo Giannini e sua Ranger. Líder do campeonato, o também piloto da TC superou Valentín Aguirre e Ortelli, ambos de Frontier. Últimas a se unir ao grid, as Toro começam a conseguir bons resultados, como o sexto de Matías Rodríguez. O campeonato prossegue dia 15, no Roberto Mouras.

Vale lembrar que, no começo do ano, houve um esforço para trazer de volta as picapes às pistas brasileiras; sem, no entanto, o número de carros anunciado ou o ventilado apoio das fábricas. Uma pena, já que o espetáculo é de primeira.

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