Novos vencedores na segunda etapa do Dakar 2023

Um segundo dia bastante exigente no Dakar 2023. A caravana deixou o Sea Camp rumo a Al’Ula com 430 quilômetros cronometrados (589 no total). A maior parte da especial contou com estradas de terra escura bem marcadas, muitos trechos sinuosos e pedregosos, características que favoreceram pilotos com trajetória no enduro e no rally de velocidade (WRC). As dunas apareceram, mas em uma sequência curta. Prova do equilíbrio inicial na prova, apenas um vencedor da véspera repetiu a dose.

Nas motos já era algo esperado, considerando que Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy Honda) foi o primeiro a largar, sem rastros ou referências dos rivais. Ele e boa parte do pelotão encontraram chuva pelo caminho.

O jogo de estratégia exigido pela regra já se mostrou: o australiano Daniel Sanders (KTM 450 Rally / GasGas) foi o mais rápido por boa parte do estágio, mas diminuiu o ritmo no fim. Abriu caminho para a primeira vitória de etapa do norte-americano Mason Klein (KTM 450 Rally / Bas KTM), de 21 anos. Ele fechou a especial em 5h23min04, 1min09 à frente do português de origem alemã Sebastian Bühler (Hero 450 / Hero Motosport). Klein é o novo líder da geral, 1min41 à frente do australiano Toby Price (KTM 450 Rally / Red Bull KTM).

O francês Alexandre Giroud (Yamaha YFM 700 Raptor / Drag’on) foi o único a vencer de novo, nos quadriciclos. Bateu o argentino Pablo Copetti (Yamaha YFM 700 Raptor / Del Amo). Marcelo Medeiros (Yamaha YFM 700 Raptor / Taguatur) enfrentou problemas e fechou a etapa em 14º, a 3h24min31 de Giroud.

Carros

Sétimos no estágio de domingo, os atuais campeões Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel (Toyota Hilux DKR T1+ / Gazoo Racing) mostraram sua força no trecho rumo a Al’Ula, vencendo com 5h00min26. Foram 14 segundos mais rápidos que o holandês Erik Van Loon e o francês Sebastien Delaunay, com outra Hilux DKR T1+. Van Loon chegou a capotar no prólogo mas, com poucos danos, conseguiu seguir adiante. Melhores na véspera, Carlos Sainz / Lucas Cruz (Audi RS Q e-Tron / Q Motorsport) cruzaram em terceiro, a 5min05. Suficiente para manter a liderança na geral, 2min02 à frente de Al-Attiyah / Baumel.

Sebastien Loeb / Fabien Lurquin (Prodrive Hunter / BRX) perderam uma hora e 26 por furos de pneu e despencaram para a P.26.

Lucas Moraes e o alemão Timo Gottschalk (Toyota Hilux DKR T1+ / MEM Overdrive) fizeram mais uma etapa sólida e segura, com a 11ª posição (+30min51), a mesma que o paulista, bicampeão do Sertões, ocupa na geral. A dupla também perdeu tempo por um furo de pneu e fez boa parte da especial com apenas um estepe.

UTV

Os norte-americanos Mitch Guthrie e Kellon Walch (MCE-5 T3-M / Red Bull Off-Road Junior Team) foram os mais rápidos na divisão T3 dos UTVs, com 5h38min31, seguidos pelos atuais campeões Chaleco Lopez / Juan Pablo Latrach (Can-Am Maverick / Red Bull Can-Am Factory), a 1min25. Austin Jones e o catarinense Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick / Red Bull Can-Am Factory) fecharam em quinto (+14min15). Ótimo desempenho de Pamela Bozzano / Cadu Sachs (Can-Am Maverick / Team BBR Pole Position 77), com a 14ª posição (+52min01). Enio Bozzano / Luciano Gomes (Can-Am Maverick / Team BBR Pole Position 77) foram P.22 (+1h34min23).

Chaleco é o líder no acumulado, 8min43 à frente de Seth Quintero / Dennis Zenz (Can-Am Maverick / Red Bull Off-Road Junior Team). Jones / Gugelmin aparecem em quinto (+16min22).

Na T4 (derivados de série), Rodrigo Luppi e Maykel Justo (Can-Am Maverick / South Racing) ficaram com o terceiro lugar – vitória de Marek Goczal / Maciej Marton (Can-Am Maverick / Energylandia). Cristiano Batista e o espanhol Fausto Mota (Can-Am Maverick / South Racing) ficaram em nono (+29min43). Bruno Conti (filho de Luppi) e o português Bianchi Prata (Can-Am Maverick / South Racing) fecharam em 14º (+40min41).

Luppi e Justo são os vice-líderes na Geral, a 5min44 de Goczal/Marton. Conti / Prata aparecem em 11º (+41min32); com Batista / Mota em 16º (+1h11min25).

Caminhões

Depois de dominar a primeira etapa, os checos Martin Macik, Frantisek Tomasek e David Svanda (Iveco Powerstar / MM Technology) perderam tempo com problemas. O holandês Janus Van Kasteren (Iveco Powerstar / De Rooy) foi o mais rápido, mas acabou punido em 15 minutos por perder um waypoint. Caminho aberto para Ales Loprais, Petr Pokora e Jaroslav Valtr Jr. (Tatra / Instaforex Loprais), que também assumiram a liderança na geral.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais