‘Ogro’ Loeb domina Rally da Catalunha e briga pelo título esquenta para a Austrália

O maior piloto da história do rally mundial resolveu acrescentar mais números à carreira já espetacular. De volta ao Mundial em meio ao programa no FIA Rallycross com a Peugeot, ‘sua majestade’ Sebastien Loeb e o fiel navegador Daniel Elena conquistaram a 79ª vitória no WRC (a primeira desde 2013), superando os candidatos ao título no Rally da Catalunha com o Citroën C3, que não vinha conseguindo acompanhar o ritmo dos Hyundai I20; Ford Fiesta e Toyota Yaris ao longo da temporada.

Numa prova atípica, com o primeiro dia em especiais de terra e os dois seguintes no asfalto, a chuva e os problemas mecânicos mantiveram a incerteza aberta até a última prova cronometrada. Loeb/Elena começaram o domingo em terceiro, a 8s dos líderes Jari-Matti Latvala/Mika Antiila (Toyota), mas venceram as duas primeiras SS do dia para superar os finlandeses e os compatriotas Sebastien Ogier/Julien Ingrassia. Latvala acabou passando do limite na penúltima prova saindo da luta pela vitória – no fim, acabou abrindo mão da sexta posição para beneficiar o estoniano Ott Tanak, ainda na disputa do título (liderou o primeiro dia, mas perdeu quase um minuto com um furo de pneu).

Com a pontuação extra distribuída na powerstage de Santa Marina 2, Ogier assumiu a liderança na classificação com 204 pontos, três a mais do que Thierry Neuville, quarto colocado na Espanha. Tanak, com 181, ainda tem chances matemáticas, mas dependeria de problemas do francês e do belga para comemorar seu primeiro título no Rally da Austrália, entre os dias 15 e 18 de novembro.

 

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais