Pierre Gasly vence corrida maluca no GP da Itália de F1

História que se repete, após 12 anos. Sebastian Vettel fez a Scuderia Toro Rosso, que nasceu Minardi, vencer pela primeira vez no Mundial de F1 em Monza. A segunda veio na mesma pista, com novos nomes: Pierre Gasly levou a AlphaTauri Honda #10 ao alto do pódio ao fim de 53 voltas completamente imprevisíveis no GP da Itália. O que deveria ter sido mais uma exibição tranquila de Lewis Hamilton se transformou numa das mais emocionantes corridas dos últimos anos.

Além do jejum da equipe, foi também o fim de uma sequência de 24 anos sem vitórias francesas no circo (a última de Olivier Panis em Mônaco’1996). Um resultado construído a partir de duas entradas do safety car e da neutralização com bandeira vermelha pelo forte acidente com Charles Leclerc na Curva Parabolica (25ª volta).

Quatro voltas antes, um problema com a Haas de Kevin Magnussen, que parou próximo à entrada dos boxes havia neutralizado a corrida. Hamilton, que liderava com vantagem de 12 segundos para Carlos Sainz (McLaren), acabou chamado para o pitstop com os boxes fechados, assim como Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo). O que fez os dois serem punidos com stop and go de 10 segundos na relargada.

O momento dos pits acabou embolando a classificação da corrida, e deu a Gasly a chance de herdar a ponta quando Hamilton foi cumprir a punição. Sainz, com o melhor carro após a Mercedes #44, partiu para o ataque – a diferença chegou a ser de quatro segundos entre ele e Gasly. O francês, que havia sido segundo no GP Brasil do ano passado (justamente à frente do espanhol), não cometeu erros e conseguiu evitar a aproximação do futuro piloto da Ferrari. Num pódio inédito, Lance Stroll, que não havia trocado os pneus no safety car, acabou levando a Racing Point ao terceiro lugar.

Recuperação

Hamilton chegou a estar a 29 segundos do restante do pelotão, mas se recuperou para terminar em sétimo (somou ainda o ponto da volta mais rápida). Valtteri Bottas caiu para sexto na largada, reclamou do ajuste eletrônico do motor do #77 e, num dia em que podia se aproveitar dos problemas do companheiro, foi apenas o quinto.

Para a Ferrari, o GP de casa (um deles este ano), que começou mal, terminou pior ainda. Vettel abandonou ainda na sétima volta, com problema no freio traseiro esquerdo do #5. E Leclerc admitiu ter errado com um carro ‘bastante desequilibrado’.

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