Pódio para Rafa Matos na primeira da Trans-Am no VIR
Segundo lugar para Rafa Matos na prova que abriu a quinta etapa da Trans-Am Series (TA2) no Virginia International Raceway. Com o Chevrolet Camaro #7 da Silver Hare Racing, ele manteve a posição de largada para escoltar o vencedor Tyler Kicera (Ford Mustang). Mais do que isso, superou os principais rivais pelo título, numa corrida marcada por uma longa intervenção do safety car.
No desafiador traçado de 5.260m, o fim de semana começou com chuva na qualificação, em que Mike Skeen, líder do campeonato, superou o piloto de Belo Horizonte por 0s127. Com pista seca (exceção de alguns trechos fora da trajetória), o pole acabou perdendo desempenho com problemas de motor, enquanto Kicera atacou para tomar a ponta. Seguido por Matos, Cameron Lawrence e Thomas Merrill.
Uma escapada forte de John Paul Southern Jr., que ficou sem freios na curva 14 (Roller Coaster) e chegou a capotar (sem ferimentos) neutralizou a prova por quase 35 dos 70 minutos, e tirou a necessidade de controlar o desgaste dos pneus. Com a bandeira verde mostrada a 13 minutos do fim, Rafa ainda tentou atacar Kicera na relargada, mas em seguida precisou defender a posição dos ataques de Lawrence.
Neste domingo (27), será a vez de uma prova reunindo as cinco categorias (TA, TA2, SGT, XGT e GT) em um só grid, também com 70 minutos de duração. Serão 43 carros em ação, com desempenhos diferentes e o tráfego como desafio extra. Com as posições de largada determinadas pela volta mais rápida de cada piloto na corrida do sábado, Rafa sairá em quarto na TA2, às 12h05 (de Brasília).
Siga o Racemotor no: