Primeira do WSBK em Most decidida na última volta. Rea no chão
A estreia do Mundial de Superbike (WSBK) em Most, na República Checa, proporcionou uma das corridas mais emocionantes e agitadas da categoria nos últimos anos. A vitória na prova que abriu a rodada tripla foi definida a duas curvas da bandeirada, quando Toprak Razgatlioglu (Yamaha R1/Pata Yamaha with Brixx) superou Scott Redding (Ducati Panigale V4R/Aruba.it). Os dois e o hexacampeão mundial Jonathan Rea (Kawasaki ZX10-RR/KRT) protagonizaram uma disputa intensa pela ponta. Rea, que largou na pole, ficou pelo caminho depois de duas quedas – a segunda mais séria, na curva 20 do sinuoso traçado de 4.212m.
O turco da moto #54 tomou a liderança de Rea na largada, chegou a perdê-la para o britânico em seguida e os dois foram superados por Redding. Na terceira das 22 voltas a Ducati #45 assumiu a liderança, enquanto Toprak e Rea começaram um duelo comum na temporada. As quedas tiraram da prova nove dos 23 pilotos – entre eles Chaz Davies (Ducati Panigale V4R/GoEleven); Tito Rabat (Ducati Panigale V4R/Barni) e o estreante norte-americano Jayson Uribe (Kawasaki ZX10-RR/OUTDO Pedercini).
Com um composto de pneu traseiro mais adequado às condições da pista, Razgatlioglu, livre de Rea, partiu ao ataque de Redding até conseguir a manobra decisiva. Que o piloto da Ducati considerou perigosa e exagerada, mas não mereceu qualquer tipo de punição dos comissários. O bicampeão mundial da Supersport 600cc Andrea Locatelli fez mais uma boa prova com a segunda Yamaha oficial, e fechou o pódio. O privado italiano Axel Bassani foi mais uma vez sensação. Cruzou em quinto, com a Panigale V4R da pequena equipe Motocorsa. Com os 25 pontos somados, Toprak diminuiu para 13 a desvantagem em relação a Rea.
Mundial de Superbike (WSBK 2021)
Sexta etapa: Most (RCH)
Siga o Racemotor no: