Primeira pole de Morbidelli na MotoGP. Yamaha domina em Barcelona
Três Yamahas M1 vão formar a primeira fila do grid para o GP da Catalunha, oitava etapa do Mundial de MotoGP, em Montmeló. Com direito a pole inédito na categoria. Depois de vencer pela primeira vez no GP de San Marino (Misano), Franco Morbidelli levou a moto #21 do Team Petronas SRT à P1 na qualificação deste sábado. Terá a seu lado o companheiro de time Fabio Quartararo e um surpreendente Valentino Rossi (Monster Energy Yamaha) que, em 2021, troca de lugar com o francês na equipe-satélite.
O ítalo-brasileiro Morbidelli registrou o primeiro tempo de referência no Q2 e, superado por Quartararo, respondeu com a volta em 1min38s798. Impressionantes (para os padrões da categoria) 0s210 à frente do francês. Rossi, que chegou a liderar a sessão nos primeiros minutos e, então em sétimo, assegurou lugar na primeira fila com 1min39s129.
Pole e vencedor na semana passada em Misano (GP da Emilia Romagna), Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha) acabou superado também por Jack Miller (Pramac Ducati), vindo do Q1. Para o líder do campeonato Andrea Dovizioso (Mission Winnow Ducati), o sábado na Catalunha foi desastroso. Sem sequer ficar perto de avançar da primeira fase do treino oficial, ele largará em 17º.
GP da Catalunha
Mundial de MotoGP: oitava etapa
Siga o Racemotor no: