Primeira pole de Nakagami na MotoGP. Ducati no fundo do grid em Aragon
Numa temporada marcada por novidades no Mundial de MotoGP, a qualificação para o GP de Teruel, 11ª etapa do campeonato, trouxe mais uma. Pela primeira vez Takaaki Nakagami largará na frente, com a Honda RC213V privada do Team LCR. É a primeira pole da fábrica no ano, e a primeira de um piloto japonês desde Makoto Tamada em 2004. Os principais candidatos ao título tiveram desempenhos distintos na sessão que definiu o grid para a corrida do domingo (25), às 9h.
Com contrato renovado para 2021, Nakagami havia sido o mais rápido da sexta-feira. No Q2, foi o primeiro a completar os 5.344m do Motorland Aragón abaixo de 1min48, em sua sequência inicial de voltas rápidas. Se a marca parecia suficiente para assegurar a P1, o piloto da moto #30 fez ainda melhor: 1min46s882. Suficiente para superar, por 0s063, Franco Morbidelli, com a Yamaha M1 #21 do Team Petronas SRT. A primeira fila será completada por Alex Rins, vencedor semana passada, na mesma pista, com a Suzuki GSX-RR #42.
Líder da temporada, Fabio Quartararo (Yamaha M1 #20/Team Petronas SRT) fechará a segunda fila, depois de marcar o sexto tempo. Joan Mir (Suzuki GSX-RR #36/Ecstar) não foi além do 12° posto.
Pior ainda para Andrea Dovizioso que, como na semana anterior, sofreu com a falta de aderência da Ducati GP20 no traçado espanhol. Com exceção de Johann Zarco, que conseguiu buscar a quarta posição com a moto do Team Avintia, as máquinas italianas tiveram uma qualificação desastrosa e estarão nas três últimas filas. Dovi em 17º.
GP de Teruel
Mundial de MotoGP: 11ª etapa
Siga o Racemotor no: