Primeiro dia da F-1 no Bahrain tem Verstappen na frente e Drugovich 14º
Quinta-feira de muito trabalho em Sakhir e das primeiras impressões sobre os novos carros, na abertura da pré-temporada do Mundial de F-1 2023. Com uma dupla acostumada a andar na frente no topo da classificação: Max Verstappen e a Red Bull RB19 Honda marcaram 1min32s837 na parte da tarde, com temperatura mais baixa. Quem esperava por uma máquina muito diferente da que foi mostrada em imagens de computador viu um modelo fiel às formas reveladas no começo do mês. Uma evolução lógica do RB18, que sobrou no campeonato do ano passado.
As imagens (e os sons) das câmeras onboard confirmaram que o porpoising continua, apesar das mudanças nas regras (altura maior do assoalho em relação ao solo) e do trabalho de projetistas e engenheiros. Mesmo o carro do touro vermelho ainda bate bastante no asfalto nas retas. Não tanto quanto os dois que mais chamaram a atenção pelo fenômeno: AlphaTauri e Alpine. A Mercedes deu sinais de que atenuou bem o problema, mesmo caso da Ferrari.
Como vem acontecendo nos últimos anos, as equipes mostraram toda a sua eficiência, com poucos problemas típicos de carros em começo de desenvolvimento. Boa parte do dia (especialmente a sessão da manhã) foi dedicada às medições com os aero rakes, a tinta fluorescente flow viz e outros tipos de sensores vistos apenas nesta fase de preparação.
Drugovich
Felipe Drugovich andou pela manhã e completou 40 voltas com o Aston Martin AMR23, que levava o número 34. Logo no início do trabalho um problema eletrônico o deixou parado na pista e provocou a interrupção do treino com bandeira vermelha (única do dia). Uma vez resolvida a pane, o campeão da F-2 pôde completar a programação prevista, marcando 1min34s564. Sétimo tempo da sessão e 14º no acumulado – à tarde/noite as temperaturas mais baixas e o asfalto mais emborrachado favoreceram tempos melhores.
O carro da Aston Martin, aliás, confirmou os rumores de que apresentou números bastante promissores no túnel de vento e nas simulações de computador. Não só Fernando Alonso fechou a quinta como segundo mais rápido (1min32s866), como o AMR23 se mostrou equilibrado e com um porpoising bastante moderado.
Se os tempos de volta têm importância relativa na pré-temporada – cada equipe tem sua programação própria, com quantidades de combustível diferentes –; um número chama a atenção. O tempo de Verstappen foi 1s1 mais rápido que a referência do primeiro dia na pré-temporada de 2022 (1min33s902, de Pierre Gasly, então com a AlphaTauri). E o holandês usava os pneus C3, enquanto o francês tinha os C5. O RB19 ainda se destacou como o que mais andou, nas mãos do bicampeão mundial: 157 voltas.
Nesta sexta-feira (24) os carros ganham a pista para mais oito horas e meia de treinos. O Band.com.br exibe na íntegra. Já o BandSports mostra a segunda parte (9h10 às 13h30 de Brasília).

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