Qualificação deixa Collet em terceiro na primeira prova da F-3
Uma sessão relativamente tranquila, sem bandeiras vermelhas, definiu o grid para as corridas 1 e 3 da primeira etapa da Fórmula 3 FIA, em Barcelona. Com destaque para os resultados de Caio Collet (MP Motorsport). Ao fim de um treino com os 21 primeiros carros no mesmo segundo, o paulista da Alpine Academy foi o décimo mais rápido (1min33s305). Posição que vai ocupar no grid domingo, na prova que completa a rodada tripla em Montmeló. O melhor do QP foi Dennis Hauger (Prema), com 1min32s904.
Com a inversão dos 12 primeiros para a corrida 1 (5h05 de Brasília), Collet largará pela primeira vez na categoria na terceira posição. Numa pista com poucas oportunidades de ultrapassagem, uma boa chance para pontuar já na estreia. Seu companheiro de time Victor Martins, também da academia da Alpine, ficou com a P3 no treino classificatório. Os 12 primeiros lugares voltam a ser invertidos para a corrida 2, às 8h35 – sistema semelhante ao adotado na F-2 (que troca as 10 primeiras posições).
Collet ainda foi chamado pelos comissários por supostamente atrapalhar uma volta rápida de Hauger, mas recebeu apenas uma advertência. “O carro estava muito bom, mas não consegui usufruir todo o potencial que a gente tinha. Estou um pouco desapontado, mas foi minha primeira classificação, tenho de aprender e ver o que precisa ser melhorado. Por outro lado, com este novo formato de disputa, você pode ter uma chance. Mesmo não fazendo um bom classificatório, pode conseguir muitos pontos no fim de semana. Tento olhar por esse ponto positivo”, afirmou.
Enzo Fittipaldi
De volta à F-3 após iniciar o ano na Indy Pro 2000 norte-americana, Enzo Fittipaldi se ressentiu da pouca adaptação à equipe Charouz. No seu primeiro contato com o Dallara #30, ficou com a 18ª posição (+0s9 da pole). E largará nela tanto na corrida 1 quanto na 3.
Siga o Racemotor no: