Repsol Honda mostra cores e nova RC213V para a MotoGP 2022
Nos últimos anos as apresentações oficiais da equipe Repsol Honda do Mundial de MotoGP eram apenas formalidade. A decoração das máquinas mudava pouco e as próprias motos não traziam grandes novidades – com os títulos constantes de Marc Marquez, evolução era a palavra de ordem. Mas antes mesmo do problema físico que tirou o hexacampeão da temporada 2020 o alarme começou a soar: a RC213V vinha perdendo terreno em relação às concorrentes.
Além disso, a engenharia do HRC sempre se preocupou em desenvolver uma moto que se ajustasse ao estilo de MM93. Capaz de ângulos insanos de curva e acostumado a uma entrega de potência do motor complicada para os ‘reles mortais’.
Um cenário que muda totalmente para 2022. Mais do que Marquez ou o companheiro Pol Espargaro, a grande atração no lançamento do time de fábrica é mesmo a nova RC213V. A engenharia sediada em Saitama praticamente começou do zero – redesenhou o chassi, reviu a aerodinâmica e renovou o motor V4 1000cc, alterando a ciclística e a distribuição do peso.
As mudanças são visíveis na carenagem: a entrada de ar, antes horizontal e larga, agora tem forma de trapézio. Nas laterais, as aberturas para refrigeração são bem menores. As aletas se assemelham às da rival Yamaha e a rabeta está mais alta. Até mesmo as cores ganharam um ajuste – a RC213V de Marquez e Espargaro ganha mais branco ao lado do laranja e do vermelho da petrolífera espanhola.

Desafio
Marquez terá o desafio de se acostumar a uma moto de comportamento menos extremo, que pela primeira vez numa década não tem sua pilotagem como referência. Desde os primeiros testes, no ano passado, ele se mostrou animado com o comportamento da nova máquina. Na primeira parte da pré-temporada, em Sepang, andou entre os 10 primeiros e deixou claro que ainda há um grande potencial a ser explorado.
Já nesta sexta-feira a dupla da Repsol Honda prossegue o trabalho na pista de Mandalika, na Indonésia. Takaaki Nakagami e Alex Marquez (LCR Honda) também contarão com a novidade.
Siga o Racemotor no: