Sato é mais rápido nos treinos em Indianápolis. Problemas para Alonso e Tony
A chuva acabou sendo a principal protagonista dos treinos coletivos que abriram a programação da 103ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, limitando o tempo de pista para os 29 carros e impedindo que a sessão aberta a todos fosse iniciada. Exatamente às 19h30 locais (20h30 de Brasília) a bandeira quadriculada acabou acionada com a pista vazia, quando voltou a chover sobre o oval mais famoso do mundo. Pela manhã, mal havia começado a atividade para os veteranos e o asfalto molhado forçou uma interrupção que passou de quatro horas. Pela primeira vez, como previsto, a categoria usou o AFP, dispositivo de proteção frontal em titânio à frente do cockpit.
Feita a secagem e com a volta do sol (e os termômetros na casa dos 12°C), destaque para Takuma Sato, vencedor da prova em 2017. O japonês da Rahal Letterman Lanigan não só conseguiu a volta mais rápida do dia (226.993, ou 365,23km/h) com o Dallara Honda #30, como também foi constantemente o mais rápido sem a ajuda do vácuo. Ed Carpenter, pole no ano passado, seu companheiro de time (ECR) Spencer Pigot e o último vencedor Will Power também superaram a barreira das 226mph na primeira sessão. Já Tony Kanaan (Foyt) viu prosseguir a fase negativa deste começo de ano, com um vazamento de óleo dando fim ao trabalho já nas primeiras voltas. Na última de suas 34 voltas, Matheus Leist conseguiu 222.617mph, ou 358,27 km/h.
Em seguida foi a vez da sessão para os novatos e ‘refreshers’ (Fernando Alonso, Hélio Castroneves, Oriol Servia e J.R. Hildebrand). A ‘aventura’ do espanhol e da McLaren este ano começou com problemas já em sua saída dos pits, o que provocou a neutralização da sessão e obrigou o Dallara Chevrolet #66 a voltar rebocado. Pouco mais de meia hora depois, ele retornou à pista e conseguiu andar em 218.690mph.
O mais rápido nessa segunda parte do dia foi Colton Herta (Harding Steinbrenner). O vencedor do GP de Austin, depois de passar pelas fases do programa de orientação dos novatos (assim como Felix Rosenqvist, Santino Ferrucci e Marcus Ericsson, todos sem problemas) registrou 226.108mph (363,80km/h), quinta melhor marca do dia no geral.