Tudo sobre a All-Star Race da Nascar em Bristol
Ela é a ‘Corrida do Milhão’ original. A cada ano, desde 1986 reúne o pelotão da Nascar Cup Series sem preocupações com o campeonato, os playoffs ou a temporada. A ordem é brigar pelo prêmio e garantir o espetáculo, sempre com um formato diferente e novidades no programa. A começar pela pista: Bristol, o “Último Grande Coliseu”, com apenas 0.533 milha (857m) e piso de concreto. Charlotte, palco tradicional, fica fora devido às restrições relativas à pandemia de Covid-19. Aliás, 30 mil pessoas poderão acompanhar toda a ação de perto – maior público desde a retomada da competição.
Apenas 20 carros largam para a principal prova da noite, às 21h30 (de Brasília) com 140 voltas. Dezesseis deles estão classificados automaticamente: são os vencedores de etapas da Cup desde a edição passada – Cole Custer, Justin Haley, Kevin Harvick, Denny Hamlin, Martin Truex Jr., Chase Elliott, Alex Bowman, Kyle Busch, Ryan Blaney, Joey Logano, Brad Keselowski e Erik Jones – além de quem venceu edições anteriores da All-Star – Jimmie Johnson, Ryan Newman, Kurt Busch e Matt Kenseth.
Os outros quatro sairão de uma prova qualificatória (All-Star Open), às 20h. Os vencedores dos três estágios, nas voltas 35, 70 e 85 se garantem no evento principal, assim como o piloto mais votado pelos fãs do restante da lista. Eles obrigatoriamente largarão no fim do pelotão. As primeiras oito filas foram decididas por sorteio e quem sai da P1 é Truex Jr., com o Camry #19 da Joe Gibbs Racing. Na Open, privilégio de Michael McDowell (Mustang/Front Row).
Iluminação
Entre as novidades reservadas para a All-Star Race deste ano está a iluminação da parte inferior dos carros, para gerar um efeito visual diferente na disputa noturna. Além disso, a Nascar experimenta um novo posicionamento para os números nas laterais (à frente das rodas traseiras, em menor tamanho). Um pedido dos times para valorizar a marca dos patrocinadores, que deve valer já para a temporada 2021.
Além disso, se a configuração dos motores V8 é a habitual para os ovais curtos (750cv), splitters e asa traseira tiveram as dimensões reduzidas, para diminuir o downforce.
Nascar All-Star Race 2020
Bristol Motor Speedway
Siga o Racemotor no: