Verstappen é o mais rápido nos treinos da F-1 no Bahrain. Areia e problemas mecânicos marcam sexta-feira
Um início trabalhoso para pilotos e equipes nos treinos de pré-temporada do Mundial de Fórmula 1 2021 no Bahrain. Max Verstappen terminou a sexta-feira como o mais rápido com a Red Bull RB16B Honda (1min30s674), mas os tempos se tornam ainda mais relativos diante do cenário do dia. O vento forte trouxe areia para a pista, em alguns momentos tornou quase impossível acelerar e reduziu bastante a aderência do asfalto.
Além disso, vários times tiveram mais problemas mecânicos que o habitual. Inclusive na Mercedes, obrigada a trocar a caixa de câmbio do W12 pela manhã, antes que Valtteri Bottas pudesse abrir voltas rápidas. E Lewis Hamilton teve uma segunda parte do dia complicada – testou um novo conjunto de pedais; retornou ao anterior e fez várias visitas ao box para ajustes. Ficou a 2s238 da marca de Verstappen, com apenas 42 voltas completadas. Os rivais finalmente puderam ver a solução encontrada pelo time de Brackley para o assoalho. Se recortes e canalizações são proibidos na parte traseira, a dianteira tem agora a extremidade ondulada.
O câmbio também limitou o trabalho de Mick Schumacher na Haas – a equipe americana usa a transmissão 2020 com a nova unidade de potência Ferrari. Com a SF21, Charles Leclerc teve problemas na parte final de seu turno.
Mais que pela marca conseguida, a Red Bull chamou a atenção pela confiabilidade. Verstappen percorreu 139 voltas – mais de dois GPs. Destaque também para a McLaren que, no primeiro real teste com a unidade de potência Mercedes, foi a segunda mais rápida, com Lando Norris (+0s215). Em terceiro, Esteban Ocon percorreu 129 voltas com a Alpine. Enquanto Lance Stroll colocou a Aston Martin em quarto, Sebastian Vettel se concentrou na adaptação a um carro para ele totalmente novo.

Siga o Racemotor no: