Verstappen sobra em casa, vence GP da Holanda e volta a liderar a F-1

Zandvoort foi à loucura num domingo laranja. Max Verstappen (Red Bull) completou um fim de semana perfeito com a vitória no GP da Holanda. Sinônimo de retomada da liderança no Mundial de F-1, três pontos à frente de Lewis Hamilton (Mercedes). O heptacampeão deixou claro não ter carro para atacar o rival, especialmente numa pista em que ultrapassar era missão complicada. A equipe prateada ainda tentou uma manobra estratégica para tentar segurar o carro 33, sem sucesso.

Verstappen largou bem da pole e não demorou a ter mais de dois segundos de vantagem para Hamilton. O britânico fez seu primeiro pitstop na volta 21 das 72, seguido na 22 pelo holandês. Valtteri Bottas, que vinha em terceiro, herdou a liderança. A ideia da Mercedes era mantê-lo o máximo de tempo possível à frente de Max, para que Lewis se aproximasse. Com os pneus totalmente desgastados, o finlandês não conseguiu evitar a ultrapassagem na 30ª volta. Pierre Gasly (AlphaTauri) manteve a quarta posição do grid e não era ameaçado pelas Ferrari.

Hamilton foi novamente chamado aos boxes antes de Verstappen (V.40) e, como no pitstop anterior, a Red Bull reagiu rápido. Desta vez, as escolhas de pneus foram diferentes – médio para a Mercedes, duro para o carro do touro vermelho. Com o tráfego o inglês ainda se aproximou, mas o desgaste dos pneus impediu qualquer tentativa de ataque e logo a diferença superava os quatro segundos.

O piloto da Mercedes #44 tinha a volta mais rápida mas, diante do temor que Verstappen pudesse tomá-la, a equipe de Brackley chamou os dois carros para uma terceira parada (pneus macios). Na ultima volta, Hamilton confirmou o ponto extra. À frente, o holandês já comemorava diante dos 70 mil espectadores – entre eles o rei Willem-Alexander e a rainha Maxima.

Pontos

Com Gasly em uma ótima quarta posição, Leclerc levou a Ferrari ao quinto lugar. Nas últimas voltas, Fernando Alonso (Alpine) superou o compatriota Carlos Sainz (Ferrari) para fechar em sexto. Sergio Perez (Red Bull), que largou dos boxes e fez boas ultrapassagens; Esteban Ocon (Alpine) e Lando Norris (McLaren) completaram a zona de pontuação.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais