Viñales comanda o grid da MotoGP no Catar. Estreante francês impressiona
Ele havia sido mais rápido nos treinos de pré-temporada em Sepang, voltou a dominar no Catar e, de volta a Losail, agora que é para valer, mostrou que não estava blefando. Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha) é o primeiro pole da temporada da MotoGP e comanda um grid que promete, com Andrea Dovizioso (Mission Winnow Ducati) e Marc Márquez (Repsol Honda HRC) a seu lado.
MVK12 conseguiu ser sete décimos de segundo melhor do que a própria marca nos testes, que já era recorde extra-oficial do traçado catariano. E diante de uma plateia que incluiu o pentacampeão mundial de F-1 Lewis Hamilton, deixou claras suas intenções, como mais rápido em suas duas tentativas cronometradas.
Quem pareceu ter chance de encarar o espanhol foi o australiano Jack Miller (Pramac Ducati) que, no entanto, caiu em sua segunda tentativa, mas ainda assim assegurou a quarta posição. À frente da grande surpresa do treino, o francês Fabio Quartararo, estreante com a Yamaha do time SIC Petronas e mostrando que o resultado de Viñales não foi fato isolado. Danilo Petrucci, com a outra Ducati oficial, foi apenas o sétimo. E quem fez mais do que o equipamento permitia foi Aleix Espargaró, que se garantiu no Q2 com a Aprilia e larga em 12º.
O treino qualificatório teve vítimas ilustres (aliás, a sessão livre que determinou quem seguiria direto para o Q2 e quem precisaria passar pela peneira do Q1. Jorge Lorenzo, que já havia caído mais cedo, perdeu a frente de sua Honda ao tentar uma marca que lhe desse o posto na segunda parte da qualificação. Valentino Rossi foi outro que não conseguiu se encontrar nas condições de pista – o ‘Doutor’ sai em 14°, logo à frente do espartano. Pior ainda para Johan Zarco, em sua estreia na KTM, com o 21º posto.
Mundial de MotoGP: GP do Catar (primeira etapa)
TREINOS CLASSIFICATÓRIOS: RESULTADO