Vitória de presente para Viñales na MotoGP. Alex Marquez desencanta em Misano
Por pouco o Mundial de MotoGP não teve neste domingo (20) seu quinto vencedor inédito numa das mais incertas temporadas da competição. Francesco ‘Pecco’ Bagnaia viu o sonho de ir ao alto do pódio frustrado com uma queda a sete voltas do fim do GP da Emilia Romagna, em Misano Adriatico (Itália). O ex-campeão mundial da Moto2, protegido de Valentino Rossi, perdeu o controle da Ducati GP20 #63 do Team Pramac na curva 6. O que deu a Maverick Viñales a primeira vitória no ano com a Yamaha M1 do Team Monster Energy.
Pecco não foi o único a ficar pelo caminho nas 27 voltas. Brad Binder (KTM), que largou na segunda fila, caiu duas vezes. Aleix Espargaro (Aprilia) atingiu o vencedor do GP de San Marino, Franco Morbidelli, ainda na primeira volta. O ítalo-brasileiro conseguiu voltar para terminar em nono. Na segunda volta, foi a vez de Rossi parar no chão. E Iker Lecuona (Tech3 KTM), que fazia sua melhor corrida na temporada de estreia, perdeu o sexto lugar com uma queda. Jack Miller (Pramac Ducati), P2 no grid, deu adeus à briga pelo pódio com problemas mecânicos.
Viñales largou na pole e, depois de um primeiro ataque de Bagnaia, conseguiu manter a liderança, até ser superado de forma definitiva pelo italiano. Que mantinha vantagem superior a um segundo. Enquanto isso, Pol Espargaro (Red Bull KTM) e Fabio Quartararo (Petronas SRT Yamaha) duelavam pela P3. E quem se recuperava era Joan Mir (Ecstar Suzuki) para, da P11, entrar na disputa.
Com os pneus desgastados, Espargaro não conseguiu resistir ao ataque de Mir e de Quartararo. O francês, no entanto, acabou punido por desrespeitar os limites da pista e ficou com a quarta posição, num domingo de pódio 100% espanhol. Resultado que o impediu de tirar a liderança de Andrea Dovizioso (Mission Winnow Ducati), apenas oitavo. Dovi soma 84 pontos, um a mais que Quartararo e Viñales. Mir tem 80.
Melhor resultado
A segunda corrida da temporada em Misano marcou o melhor resultado de Alex Marquez em seu ano de estreia na MotoGP. Nos testes do meio de semana, o espanhol e o Team Repsol Honda HRC encontraram ajustes que finalmente fizeram a RC213V concebida para o irmão, Marc, se mostrar mais amigável para o mais novo. Mais rápido no warm-up, Alex levou a moto #73 à sétima posição.
GP da Emilia Romagna e Riviera de Rimini
Mundial de Moto GP: oitava etapa (Misano Adriatico)
Siga o Racemotor no: