Vitória e bicampeonato de Verstappen no reduzido GP do Japão

O Mundial de Fórmula 1 tem dono pelo segundo ano consecutivo. Max Verstappen (Red Bull) garantiu o bicampeonato ao fim de um GP do Japão agitado em Suzuka. A prova teve apenas 30 das 53 voltas previstas. Duas na largada dada no horário original e 29 na retomada, quando restavam apenas 45 minutos para completar o limite de três horas do evento. Consequência da chuva prevista para o domingo na região, que praticamente não deu trégua.

Verstappen chegou a ser superado por Charles Leclerc (Ferrari) na partida inicial, mas já na Curva 1, por fora, retomou a liderança. Os carros tinham os pneus intermediários. Com visibilidade praticamente nula, Carlos Sainz (Ferrari) bateu; Alex Albon (Williams) encostou com problemas mecânicos e a direção de prova mostrou a bandeira vermelha.

Por duas horas e 15 o público japonês esperou sem perder o entusiasmo. A meteorologia não prometia condições melhores, mas a chuva diminuiu bastante. Desta vez a direção de prova exigiu os pneus full wet (azuis). Na relargada lançada, o holandês manteve a ponta, seguido por Leclerc e Sergio Perez.

Pitstops

Não demorou e os pneus intermediários voltaram a ser a melhor escolha. Sebastian Vettel (Aston Martin) e Nicholas Latifi (Williams) foram os primeiros a fazer a troca e se beneficiaram com a aposta. Líder e vice-líder entraram na sétima volta e o holandês retomou a ponta ao ultrapassar Mick Schumacher (Haas), único que permanecia com os wets.

Se alguns pilotos voltaram aos boxes, o holandês da Red Bull seguiu na pista, numa condição em que costuma fazer a diferença. Leclerc, com os pneus desgastados, perdeu ainda mais terreno e passou a sofrer a pressão de Perez. Na última volta, passou reto pela chicane e, com isso, foi punido com cinco segundos, caindo para a P.3. O suficiente para antecipar a festa de Verstappen.

Esteban Ocon levou a Alpine à quarta posição após resistir à pressão de Lewis Hamilton por todo o GP. O heptacampeão terminou à frente de Vettel. Fernando Alonso (Alpine) superou George Russell (Mercedes). Latifi fez sua melhor corrida do ano para pontuar em nono, seguido por Lando Norris (McLaren).

O GP do Japão distribuiu pontuação total apesar do menor número de voltas por ter terminado com a quadriculada, e não encerrado antes do tempo. Como prevê o Artigo 6.5 do regulamento desportivo da F-1.

Trator

Um episódio assim que a bandeira vermelha foi mostrada causou apreensão entre os pilotos. Com os carros a caminho dos boxes, dois tratores entraram na pista para iniciar o trabalho de resgate. Depois de passar por eles, Pierre Gasly (AlphaTauri) chegou furioso aos boxes. Tinha na memória o acidente fatal de Jules Bianchi em 2014, também em Suzuka, justamente ao atingir uma grua.

Durante a pausa, ele e outros pilotos se manifestaram nas redes sociais chamando a atenção para o risco. Gasly foi punido pelos comissários com 20 segundos por velocidade excessiva sob vermelha. Ele explicou que isso não ocorreu no trecho que estavam os veículos de serviço.

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