Vitória na estratégia de Lewis Hamilton no GP da Espanha da F-1
Uma vitória (a 98ª no Mundial de F-1) com mais trabalho que o habitual, mas mais uma vez construída na estratégia. Lewis Hamilton chegou pela sexta vez ao alto do pódio em Barcelona com uma aposta que funcionou graças ao imenso talento e ao melhor desempenho das Mercedes com pneus médios em Montmeló. O heptacampeão mundial foi superado de forma surpreendente por Max Verstappen (Red Bull) na largada – o rival estava no lado sujo da pista. Por isso, o time da estrela buscou um caminho diferente para que ele retomasse a vantagem: um segundo pitstop na volta 42, para contar com o desempenho dos pneus novos. A ultrapassagem veio a seis voltas do fim, sem chance de reação.
Verstappen foi o primeiro entre os líderes a trocar os pneus macios da largada pelos médios, na V.25, quando Hamilton se mantinha próximo. Mesmo com uma parada lenta (4s2), o #33 retomou a ponta quando o britânico fez sua troca, na V.28. A diferença se mantinha na casa de um segundo, quando a Mercedes optou por chamar o heptacampeão novamente. Na saída do pit, a diferença era de 23s2, com 24 voltas pela frente.
Não demorou para Hamilton começasse a virar até 2s mais rápido por volta, deixando claro que a aproximação era questão de tempo. A Red Bull preferiu insistir na estratégia inicial. Perdida a posição, repetiu a tática de chamar Verstappen para brigar pela volta mais rápida no fim, com pneus macios, o que ele conseguiu. No campeonato, no entanto, a diferença para o inglês já chega a 18 pontos.
Leclerc
Valtteri Bottas completou o pódio, depois de passar todo o primeiro stint do GP da Espanha atrás de Charles Leclerc (Ferrari), sem conseguir ameaçá-lo. O monegasco manteve a quarta posição na bandeirada, seguido por um discreto Sergio Perez (Red Bull), que teve dificuldade para superar Daniel Ricciardo. O australiano desta vez foi o melhor da McLaren, duas posições à frente de Lando Norris. Carlos Sainz (Ferrari), em sétimo; Esteban Ocon (Alpine), em nono, e Pierre Gasly (AlphaTauri) completaram a zona de pontuação.

Siga o Racemotor no: