WSBK tem novo líder após etapa de Donington
Novo líder no Mundial de Superbikes (WSBK) após a quarta etapa da temporada. De volta a um dos palcos sagrados da modalidade – Donington Park, na Inglaterra –, a competição tinha tudo para consagrar um piloto da casa: sua majestade Jonathan Rea (Kawasaki ZX10-RR/KRT). Mas quem saiu do fim de semana à frente na classificação do campeonato foi o turco Toprak Razgatlioglu (Yamaha YZF-R1/Pata Yamaha w/ Brixx).
Toprak abriu a etapa com uma primeira volta sensacional na corrida do sábado. Do 13º lugar no grid, avançou até a segunda posição. Não por acaso, houve quem comparasse o feito ao avanço de Ayrton Senna nesta mesma pista em 1993, no inesquecível GP da Europa da F-1. Já na segunda passagem ele superou Rea e, ajudado por um raro erro do hexacampeão, abriu uma vantagem segura para vencer. Alex Lowes (Kawasaki ZX10-RR/KRT) completou o pódio, após levar a melhor na luta com Tom Sykes (BMW S1000RR/SMR). “Quando dei conta de que era o segundo, sabia que seria a minha corrida”, disse o piloto da #54.
Troco
Rea deu o troco na Superpole Race que abriu o domingo. Com a pista molhada pela chuva da manhã e pneus intermediários, atacou para vencer à frente das duas BMW oficiais: de Sykes e Michael van der Mark. Toprak cruzou em sexto, logo à frente do surpreendente francês Lucas Mahias (Kawasaki ZX10-RR/Puccetti).
Mais tarde, o turco voltou a duelar com Rea pela liderança na corrida 2. Os dois se alternaram na frente até que o inglês perdeu o controle da moto na curva Coppice e foi parar na caixa de brita. Ainda retornou, mas terminou em vigésimo. O norte-americano Garrett Gerloff (Yamaha YZF-R1/GRT) aproveitou a chance para completar em segundo, à frente de Sykes, no melhor fim de semana da BMW. Scott Redding (Ducati Panigale V4R/Aruba.it Ducati) foi o quarto, numa etapa desastrosa para as motos italianas.
Toprak soma agora 183 pontos, dois a mais que Rea. Redding é o terceiro, com 117.
Mundial de Superbikes (WSBK 2021)
Quarta etapa: Donington Park (ING)
Siga o Racemotor no: