Reforço brasileiro para a Mercedes na F-1 em 2019

Como já ocorreu na atual temporada, 2019 será mais um ano sem brasileiros na pista como titulares no Mundial de Fórmula 1 – Sérgio Sette Câmara (McLaren) e Pietro Fittipaldi (Haas) terão chances como pilotos de testes e desenvolvimento, na expectativa de uma chance, na melhor das hipóteses, em 2020. Fora dela, no entanto, um representante verde e amarelo de currículo igualmente vitorioso se junta à armada que, na era híbrida, conquistou todos os títulos de Pilotos e Construtores. E tem tudo para ser presença constante nas imagens de festa depois das vitórias na sede de Brackley, onde passou a trabalhar recentemente.

Filho de Chiquinho Lameirão, um dos principais pilotos do fértil período do automobilismo nacional nos anos 1960 e 1970, Marcos Lameirão herdou a paixão paterna, mas enveredou pela engenharia mecânica, que o levou à Inglaterra, inicialmente à Ginetta, onde ajudou a conceber os GTs com motorização Ford usados em campeonatos monomarca (que ajudam a preparar os aspirantes às competições da modalidade) e provas de longa duração – destaque para o G55, que chegou a ganhar uma versão GT3.

Desde o começo de 2013, ele passou a dar expediente na Force India, como senior design engineer na área de aerodinâmica. Agora, aos 44 anos, passa a cumprir a mesma função na Mercedes AMG Petronas, muito provavelmente com influência maior no monoposto de 2020 (e participação nos estudos para a Flecha de Prata que responderá às novas regras de 2021). Vale lembrar que, de forma natural e sem traumas, o time prateado vive uma reestruturação em seu pessoal de projeto, com o italiano Aldo Costa assumindo o posto de consultor e abrindo mais espaço para James Allison. O Racemotor deseja todo o sucesso a Lameirão no novo desafio – competência com certeza não falta.

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