Turismo Nacional ganha modelos inéditos e Classe 3 em 2019

Mesmo sem apoio e envolvimento direto das montadoras, o Turismo Nacional BR se transformou, em apenas dois anos, numa realidade animadora, com grids cheios, boas disputas e a visita aos principais circuitos do país. Pois a temporada 2019 promete um espetáculo ainda mais completo, com direito a uma nova classe, a 3, para sedãs de maior porte.

Na Classe 1, para os modelos com motorização 1.600cc mais recentes, depois da presença de carros como os Fiats Mobi e Uno; o Hyundai HB20 e o VW Gol G7 desenvolvidos por preparadores independentes, vêm aí um Nissan March (Pimba Competições) e um Toyota Etios (Charrua Racing). Além disso, existe o interesse na preparação de um Kia Picanto, enquanto a Classe 2 promete mais um ano de bons números com os VW Gol “bolinha”; Ford Fiesta e Ka, GM Corsa, entre outros.

A Classe 3, com grid separado, terá como base os Fiat Linea usados no troféu mantido pela montadora italiana e muitos deles parados em oficinas. A ideia é abrir a disputa também aos chassis usados no Brasileiro de Marcas, com motores nacionais em lugar dos Berta argentinos; bem como de modelos desenvolvidos para competições de endurance e que disputam o Superturismo gaúcho. “Nosso objetivo é garantir equilíbrio para que todos possam lutar pela vitória, seja por meio do peso, seja atuando no restritor de ar”, explica o organizador Ângelo Corrêa, que busca maior envolvimento das montadoras e fabricantes de autopeças. “Hoje o Turismo Nacional é praticamente o único campeonato com modelos de produção, laboratório para os carros de rua”, lembra.

A proposta inicial de calendário tem seis etapas, começando por Londrina, em 30 de março, passando por Guaporé (11 de maio), Curvelo (15 de junho); duas ainda sem locais confirmados (27 de julho e 7 de setembro) e encerramento em Cascavel (12 de outubro), como um ‘aperitivo de luxo’ para a Cascavel de Ouro.

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