‘Pai do Copersucar’ revela detalhes de nova máquina da Fórmula Super Vee

Incluir Ricardo Divila entre os gênios do automobilismo do lado interno da mureta não é exagero. Afinal, se ganhou notoriedade como um dos pais do projeto da equipe Copersucar, de Emerson Fittipaldi, e de suas máquinas (comandou gente como Adrian Newey), ele se estabeleceu internacionalmente com vários projetos e consultoria a times de fábrica como os da Nissan e campeonatos como a F-3000, o WTCC, o BTCC; o Mundial de Endurance e o Super GT, entre outros. Também emprestou sua competência a projetos históricos como o Fitti-Porsche.

Pois em meio a uma atividade frenética pelos quatro cantos do mundo (que inclui uma coluna mensal na revista Racecar Engineering), Divila tem dedicado tempo a um projeto com um forte aspecto sentimental. Parceiro de primeira hora da família Fittipaldi, ele se propôs a desenvolver uma nova máquina, com conceitos revolucionários, para a F-Vee, lançada por aqui na década de 1960 pelos irmãos Emerson e Wilson (hoje consultor técnico da categoria).

O trabalho começou em 2017 e, depois de considerar motorização três cilindros 1.0 Volkswagen instalada transversalmente, vai aproveitar boa parte do equipamento já usado na categoria – motor VW EA 111 1.6 (usado no Fox, por exemplo), com câmbio do VW Gol 1.0 e suspensão traseira multilink com homocinéticas.

O próprio Divila, num dia de frio e sem viagens desde a França, onde está radicado, divulgou uma imagem do modelo, que ganha uma aerodinâmica mais eficiente (e maior proteção lateral ao piloto), sem perder o caráter formativo e características como o uso de componentes de produção (desde pneus e rodas). O Racemotor fica de olho nos próximos flagras, bem como nos demais passos do desenvolvimento da máquina.

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais