Zebra passeia solta pelo Rally da Sardenha, com domínio de Dani Sordo

Os rallies não têm bandeirada, então é o caso de dizer que só terminam no parque fechado após a última especial. E mesmo uma liderança considerada segura pode evaporar com um problema mecânico nos quilômetros finais, como se viu no Rally Italia Sardenha, oitava etapa do WRC, nas estradas de terra da ilha ao sul do país europeu.

Ott Tanak e Martin Jarveoja se encaminhavam para a terceira vitória consecutiva com o Toyota Yaris WRC da Gazoo Racing até que um problema na direção assistida do carro o fez perder mais de um minuto nos menos de sete quilômetros do Power Stage Sassari Argentiera.

Com isso, quem herdou (na verdade retomou) a ponta foi o espanhol Dani Sordo, com o Hyundai i20 WRC do HWRT. Em dupla com Carlos del Barrio, o piloto de Torrelavega venceu apenas pela segunda vez no Mundial, e num piso que não era sua especialidade – na atual temporada ele tem apenas um programa parcial com as máquinas sul-coreanas. O pódio, aliás, foi completado por ‘azarões’: o finlandes Teemu Suninen, com o Ford Fiesta da M-Sport, conquistou seu melhor resultado do ano, à frente de Andreas Mikkelsen, com outro i20 WRC oficial.

Tanak acabou caindo para quinto (atrás também do Fiesta de Elfyn Evans) mas conseguiu concluir a prova e, beneficiado pela quebra de Sebastien Ogier/Julien Ingrassia ainda na segunda especial, sexta-feira, assumiu a liderança do campeonato com 150 pontos, quatro a mais do que o francês da Citroën.

Com 143 aparece Thierry Neuville, que salvou um fim de semana complicado com um sexto lugar a bordo de seu i20 (teve problemas na escolha dos pneus e em nenhum momento brigou pelos primeiros lugares).

Mundial de Rally (WRC) 2019

Oitava etapa: Rally Italia Sardenha

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