Circuito Potenza tem o traçado pronto. Que venha o asfalto

O Racemotor tem mostrado, desde o ano passado, a evolução do trabalho para criar, na Zona da Mata mineira, um circuito homologado para provas nacionais de automobilismo e motociclismo. O Potenza, em Lima Duarte (próximo a Juiz de Fora) é fruto da paixão de um entusiasta num terreno de 900 mil metros quadrados ‘espremidos’ entre montanhas.

O desenho do traçado, bem como a supervisão de sua preparação, estão a cargo do uruguaio radicado no Brasil Jhonny Bonilla, que chegou a exercer a função de diretor de circuitos na CBA. E as instalações arquitetônicas (boxes, acessos, paisagismo) ficaram a cargo do escritório gaúcho Milanez Arquitetos, o mesmo responsável pelo projeto do Velopark, de Nova Santa Rita.

O registro atual vale pelo fato de ter sido concluída a terraplanagem dos 3.600m do traçado, com 12m de largura média. Fosse o caso e já poderia ser disputado um evento de Velocidade na Terra no complexo, que ainda recebe a estrutura de drenagem para, então, ser dado o sinal verde à colocação das camadas asfálticas.

Um trabalho que, segundo o planejamento atual, será feito até o fim do ano, aproveitando o período de chuvas do verão para a fase de curagem, fundamental para garantir o nivelamento e a resistência do piso em contato com a borracha e o peso das máquinas de competição. A perspectiva é de liberação da estrutura em 2020.

Seguimos acompanhando o avanço nas obras do que certamente será uma das opções para o automobilismo carioca, órfão de um circuito próximo desde a ‘morte’ de Jacarepaguá, que deu lugar ao Parque Olímpico.

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