FIA aprova pacote com mudanças para a F1 até 2022

Depois de um longo debate com as equipes, o Conselho Mundial da FIA aprovou, nesta quarta-feira, um pacote de regras para o Mundial de Fórmula 1 a partir deste ano, e até 2022. Uma decisão acelerada pela pandemia de Covid-19 e pela necessidade de reduzir custos e garantir a sobrevivência dos times menores de forma competitiva.

A lista inclui os valores do teto máximo de gastos por temporada. Como anteriormente definido, cada time poderá ter orçamento de US$ 145 milhões no ano que vem (descontados salários dos pilotos e atividades de marketing). Para 2022, com a entrada em vigor do novo regulamento técnico, o montante cai para US$ 140 milhões. Nos campeonatos entre 2023 e 2025, não poderá passar de US$ 135 milhões.

Para o campeonato do ano que vem, chassi, unidade de potência, câmbio; estruturas anti-impacto e das suspensões devem ser mantidas. Pequenas alterações serão permitidas por um sistema de tokens (pontos que são deduzidos a cada mudança efetuada, dentro do permitido). As equipes terão de simplificar a área do assoalho diante das rodas traseiras (atualmente composta por várias fendas e passagens de ar) de modo a reduzir o downforce na região. Os carros terão, ainda, o peso mínimo elevado para 749kg.

Uma inovação interessante diz respeito aos testes aerodinâmicos. Em 2021, times com melhor classificação no Mundial de Construtores anterior terão menos dias e horas de trabalho permitido por ano. Por outro lado, os últimos da fila terão direito a mais sessões do tipo, numa tentativa de equilibrar a performance.

Componentes cedidos

A FIA também adotou regras específicas para os GPs disputados com portas fechadas em relação aos tradicionais. O que diz respeito inclusive ao total de pessoas admitida por equipe em cada circuito. A entidade máxima do automobilismo definiu ainda valores teóricos (preços) para os componentes que podem ser cedidos por uma escuderia a outra (casos do câmbio e suspensões). Os montantes se encaixarão na realidade do orçamento reduzido.

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