Chase Briscoe vence Xfinity no misto de Indianapolis. Final foi de arrepiar

Pela primeira vez as máquinas da Nascar Xfinity Series trocaram o oval mais famoso do mundo pelo circuito misto do Indianapolis Motor Speedway (IMS). E as 62 voltas da Pennzoil 150 at the Brickyard reservaram um final de prender a respiração. Na penúltima passagem pela linha de chegada, os cinco primeiros estavam separados por menos de meio segundo. Com direito a toques e escapadas na disputa feroz, o posto no victory lane ficou com o grande ‘bicho-papão’ da temporada. Chase Briscoe venceu pela quinta vez no campeonato com o Mustang #98 da Stewart-Haas. E deu mais uma mostra de que é o nome a ser batido no campeonato.

Um resultado ainda mais especial para quem correu no estado natal. “Eu cresci com Indianapolis como referência. Era no que eu pensava quando criança. O cenário estava meio complicado na última relargada, mas consegui encontrar espaço para voltar à P1 depois de escapar na grama”.

Não faltaram inclusive algumas gotas de chuva ao longo da prova, nada que exigisse a troca dos pneus pelos compostos específicos. Com o grid definido por sorteio, Austin Cindric (Mustang #22/Penske) não precisou de muito para saltar do sétimo lugar para a ponta. A bandeira amarela provocada por Vinnie Miller a três voltas do fim do primeiro estágio confirmou a conquista do filho de Tim Cindric na primeira parcial.

Austin acabaria punido por queima de largada após a amarela causada por Bayley Currey – na verdade, foi empurrado pelo #18, de Riley Herbst. Briscoe era o líder e, depois da neutralização causada por um princípio de incêndio no Supra #20, de Harrison Burton, garantiu o estágio.

Na relargada, Cindric e A.J Allmendinger (Camaro #16/Kaulig), também punido (excesso de velocidade no pit) foram atração, encontrando espaço para encostar no pelotão de líderes. Os dois encostaram em Briscoe quando, na 51ª volta, Tommy Joe Martins perdeu um eixo do Camaro #44 na pista. Se os três e vários dos primeiros aproveitaram para trocar os pneus, alguns carros permaneceram na pista.

Emoção

Na verde, já na freada para a curva 1 Briscoe se livrava dos adversários, puxando A.J. e Cindric. Mais atrás, Justin Haley (Camaro #11/Kaulig) e Noah Gragson (Camaro #9/Jr. Motorsports) também encostavam. O desafio era conseguir fazer a freada do retão na frente. Briscoe parecia ter a liderança sob controle quando não conseguiu controlar o carro na Curva 10 e caiu para quarto. Nas três últimas voltas, o #98 retomou a ponta, enquanto A.J., Cindric, Gragson e Haley trocavam de posição de forma frenética.

Com o carro danificado num dos toques, Cindric acabou caindo para quinto. E Haley levou a melhor sobre Gragson para cruzar em segundo, com A.J em quarto. Depois de 13 etapas, apenas cinco pilotos estão assegurados nos playoffs: Briscoe, Gragson, Haley, Burton e Brandon Jones.

Pennzoil 150 at the Brickyard

Nascar Xfinity Series: 13ª etapa

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais