F2 começa com vitória de Ilott. Drugovich pontua e é pole para o domingo

Início animado para a Fórmula 2 no Red Bull Ring. A primeira etapa da temporada acabou vencida pelo britânico Callum Ilott (Uni Virtuosi), que faz seu segundo ano na categoria, à frente de um pelotão de novatos. E com Felipe Drugovich (MP Motorsport) pontuando na estreia, além de ficar com a pole para a prova de domingo por conta da inversão das quatro primeiras filas. Um problema eletrônico tirou, do chinês Guanyu Zhou (Uni Virtuosi), que largou na frente, a chance de brigar pela vitória.

Zhou manteve a posição na largada, enquanto Drugovich, que fechava a primeira fila, caiu para quarto, superado por Ilott e Mick Schumacher (Prema). Com os pneus macios nos carros da frente, a expectativa era pelo tempo de permanência na pista até o pitstop obrigatório. Então em sétimo, o paranaense foi um dos primeiros a entrar e acabou perdendo alguns segundos quando liberado pelos mecânicos para retornar.

Com as estratégias diferentes, quem largou com o composto duro ganhou terreno, apostando em atacar no fim com os pneus macios. Schumacher acabou tomando a posição de Zhou após as paradas, com Ilott em seguida. O filho de Michael foi superado pelo chinês que, no entanto, perdeu rendimento na volta 26 das 40. Ilott acabou tomando a ponta.

Safety car

Quatro voltas depois, Artem Markelov encostou o Dallara-Mecachrome da HWA na grama e provocou a entrada do safety car. Ilott relargou bem, enquanto Schumacher escapou na curva 7 e perdeu terreno. O piloto do #4 logo abriu de um grupo composto pelos estreantes Marcus Armstrong (ART); Robert Shwartzman (Prema); por Christian Lundgaard (ART) e Dan Ticktum (DAMS). A essa altura, Drugovich era o oitavo, acompanhado pelo companheiro de time Nobuharu Matsushita. O japonês, mesmo com pneus macios, não conseguiu se aproximar o suficiente.

Na frente, Ilott (integrante da Ferrari Driver Academy) controlou a vantagem para vencer pela primeira vez na categoria, seguido por Armstrong, Shwartzman, Lundgaard, Ticktum e Giuliano Alesi. O filho de Jean fez valer a estratégia de deixar os pneus macios para o fim. Drugovich cruzou em oitavo. Pedro Piquet (Charouz) foi o 13º, com Guilherme Samaia (Campos) em 16º.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais