DTM abre a temporada em Spa-Francorchamps

Largada para mais um dos principais campeonatos do turismo internacional. O fim de semana (1° e 2) marca finalmente o início da temporada do DTM, num palco pouco comum para a categoria nos últimos tempos: Spa-Francorchamps. Os 7.004m do traçado belga trazem um desafio diferente em relação às demais paradas do calendário, com os motores funcionando em regime mais elevado e o desgaste dos pneus como incógnita para a estratégia.

As duas fábricas envolvidas fizeram um teste de ‘reconhecimento’ – a BMW com o paranaense Augusto Farfus e a Audi com o francês Benoit Treluyer. Antes disso, a pré-temporada do campeonato, em, Nurburgring, mostrou um panorama semelhante ao de 2019, com os RS5 da casa de Ingolstadt à frente dos M4.

Equipes e pilotos

As principais novidades em termos de pilotos se concentram no time da marca de Munique. Que foi buscar na WRT Audi o promissor sul-africano Jonathan Aberdein, com bons resultados em 2019 a bordo de um RS5 privado. Além disso, trouxe de volta ao campeonato o austríaco Lucas Auer (Team RMG). O sobrinho de Gerhard Berger (principal dirigente do DTM) disputou a Superformula japonesa, depois de quatro anos defendendo a Mercedes-AMG no Alemão de Turismo. Marco Wittmann (RMG), Timo Glock (RMG), Sheldon van der Linde (RBM) e Phillip Eng (RBM) completam o time.

Além disso, Robert Kubica conta com uma M4 semi-oficial alinhada pela ART, de Frederic Vasseur, com o suporte da petroleira polonesa Orlen.

A Audi optou por manter seu sexteto oficial – no Team Rosberg, o bicampeão René Rast e Jamie Green; Mike Rockenfeller e Loic Duval no Team Phoenix; Nico Müller e Robin Frinjs no Team Abt. Com o anúncio de sua saída do campeonato ao fim da temporada – o que movimentou os bastidores durante a pausa – o objetivo é fechar a participação com mais um título.

Já o time-satélite WRT não só mudou completamente as caras, como soma um terceiro RS5 à estrutura. O suíço Fabio Scherer (ex-GP3); o austríaco Ferdinand Habsburg (Aston Martin/R-Motorsport ano passado) e Harrison Newey, filho de Adrian, compõem o trio. Newey substitui Ed Jones (ex-Indycar), que abriu mão da participação diante do cenário da pandemia.

A programação do fim de semana prevê uma sessão de treinos livres no sábado, seguida pela qualificação e a primeira corrida (8h30 de Brasília). No domingo. Treino oficial às 5h45 e largada às 8h30.

Futuro

É justamente o futuro próximo do DTM a grande incógnita a ser respondida nos próximos meses. A organizadora ITR tenta atrair uma nova montadora que abrace o regulamento Class One (chassi e estrutura de segurança padronizadas; motorização quatro cilindros 2.0 turbo).

Os alvos preferenciais são as montadoras japonesas que se valem do mesmo pacote técnico no Super GT – Nissan; Toyota/Lexus e Honda. Além disso, a HWA, histórica parceira da Mercedes, tem em mãos carros e motores usados pela R-Motorsport para defender a Aston Martin, no ano passado.

Outra hipótese seria a adaptação de máquinas GT3, sem algumas restrições do regulamento FIA, e sem a presença oficial das fábricas.

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