Subaru tem nova máquina para classe GT300 do Super GT japonês

A Subaru se afastou da participação no Mundial de Rallies (WRC), que deu impulso internacional à marca entre os anos 1980 e a primeira década deste século, mas não está fora do automobilismo. No Japão, seu país natal, ela segue representada na classe GT300 do Super GT com o BRZ, um esportivo de dois lugares que é uma versão própria do Toyota GT86 – as duas fabricantes trabalham em parceria na Terra do Sol Nascente.

E como o modelo de base ganha uma nova geração em 2021 – já mostrada nos Estados Unidos -, chegou a vez de a máquina de competição também ser renovada. Se os planos para o próximo ano seriam revelados num evento virtual neste domingo, o novo BRZ foi mostrado antes em seus primeiros testes.

A competição nipônica permite, na GT300, a participação de carros de três tipos de regulamentos diferentes: o do FIA GT3 – caso do Nissan GT-R campeão este ano com João Paulo de Oliveira; um ‘mother chassis’, ou chassi-mãe desenvolvido pela Dome; e o desenvolvimento de modelos próprios com homologação apenas no país. Justamente o caso do BRZ. Que leva sob o capô o motor que é marca registrada da casa das Plêiades (a constelação que está no símbolo da marca): um boxer 2.4 turbo que, nesta versão, desenvolve 350cv.

Com as modificações permitidas pelas regras, ele é mais comprido e largo do que a versão de produção, que ainda será lançada no Japão. Ganha uma vistosa asa traseira e, com o uso de materiais compostos, respeita o limite de 1.150kg. Já o modelo de rua tem peso estimado em 1.315kg.

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