Nascar: Michael McDowell vence as 500 Milhas de Daytona

A zebra passeou na 63ª edição das 500 Milhas de Daytona. Com o nome de Michael McDowell e a forma do Mustang #34 da Front Row Motorsports. O ex-piloto da Indy (Champcar) se manteve no primeiro pelotão por boa parte das 200 voltas e estava no lugar certo na hora certa quando finalmente começaram os ataques para liderar o pelotão a caminho da bandeirada.

Apenas na última volta os movimentos no pelotão começaram e a tentativa de Brad Keselowski (Mustang #2/Penske) acabou provocando um acidente de imagens fortes, envolvendo ainda os companheiros de equipe Joey Logano (#22) e Austin Cindric (#33) e Kyle Busch (Camry #18/Joe Gibbs). Por meros 0s07 McDowell levou a melhor sobre o campeão da Cup 2020 Chase Elliott, com o Camaro #9 da Hendrick. Austin Cindric (Camaro #3/RCR) cruzou a 0s071 do vencedor.

A prova começou com um Big One na 15ª volta envolvendo 16 carros – tirou da prova nomes como Ryan Blaney, Erik Jones, Daniel Suarez, Aric Almirola e o pole Alex Bowman. logo em seguida um alerta de raios levou a direção de prova a mostrar a bandeira vermelha. E a chuva que veio em seguida deixou a prova parada por cinco horas e 40.

No recomeço, Denny Hamlin (Camry #11/Joe Gibbs) mostrou estar disposto a ser o primeiro a vencer a prova por três anos seguidos. Dominou os dois primeiros estágios e liderava até a última parada. Os Fords, que entraram mais cedo, voltaram à pista na frente, com Logano seguido por Kevin Harvick, Keselowski, McDowell e Cole Custer.

De forma incomum, o pelotão com os 15 primeiros permaneceu em fila única até que Keselowski tentasse o ataque. Que acabou em meio às chamas na mureta de proteção. Enquanto os envolvidos deixavam os carros sem ferimentos, McDowell era confirmado vencedor, e agora parte de uma galeria especial dos que conquistaram a “Great American Race”.

“É sensacional, por muitos anos eu lutei para apenas me manter no esporte, só posso agradecer à Front Row. Não posso acreditar, eu venci a Daytona 500. Estava grudado no #2, mas quando ele se moveu para atacar, tudo aconteceu”, festejou.

Nascar Cup Series

Primeira etapa: Daytona 500

Você confere abaixo a cobertura em tempo real da prova

Bem-vindos à cobertura em tempo real do Racemotor para as 500 Milhas de Daytona. A mais tradicional prova da Nascar Cup Series é disputada pela 63ª vez.

  • Primeira vitória de McDowell, ex-piloto da Indy/ChampCar na Nascar Cup
  • V.200: Michael McDowell vence de forma surpreendente a Daytona 500 com o Mustang #34 da Front Row
  • V.199: Acidente espetacular envolvendo Brad Keselowski, Kyle Busch, Joey Logano
  • V.195: cinco para a bandeirada
  • V.193: Cindric, Preece, Lajoie e McMurray também entram no primeiro pelotão
  • V.190: últimas 10 voltas
  • V.180: Pelotão com 12 carros abre vantagem: Logano, Harvick, Custer, Keselowski, McDowell, Chastain, Dillon, Elliott, Kyle Busch, Preece, Larson e Hamlin. Com vibração no #23, Bubba Wallace tem de parar mais uma vez e perde uma volta
  • V.175: Mustangs nas cinco primeiras posições: Logano, Harvick, Custer, Keselowski e McDowell
  • V.171: Fords abrem mais uma vez a rodada de pitstops
  • V.170: 30 para o fim
  • V.165: 17 carros na volta do líder. Todos os restantes a pelo menos duas voltas
  • Carros terão de fazer mais uma parada. Pits estão previstos para a volta 165
  • Neblina cobre parte da pista
  • V.150: 50 para o fim. Hamlin segue líder
  • V.140: Hamlin, Harvick, Logano, Kyle Busch e Cindric os cinco primeiros
  • V.136: RELARGADA
  • V.130: FIM DO SEGUNDO ESTÁGIO – Hamlin vence mais uma, desta vez seguido por Harvick, Wallace e Elliott
  • V.117: RELARGADA
  • V.115: fogo no Camaro #16 de Kaz Grala durante a parada
  • V.112: BANDEIRA AMARELA – Christopher Bell roda na Curva 2. #47, #7, #77 e #5 também envolvidos
  • V.110: Após os pits, liderança é de Kyle Larson, com o Camaro #5
  • V.102: Fords abrem a rodada de paradas
  • V.100: prova chega à metade. A partir de agora, resultado é oficial caso não seja possível completar a distância integral
  • V.80: 1-2-3 da Joe Gibbs com Bell, Kyle Busch e Hamlin
  • V.72: Austin Cindric lidera
  • V.71: RELARGADA – Hamlin puxa a fila, seguido por Bell, Austin Dillon e Cindric
  • V.65: FIM DO PRIMEIRO ESTÁGIO – vitória de Denny Hamlin. Preece, Austin Dillon, Larson, Cindric, Bell, Wallace, Logano, Chastain cruzam em seguida
  • V.50: Hamlin, Kyle Busch, Ryan Preece (#37) e Cindric os cinco primeiros
  • V.43: RELARGADA – Hamlin, Keselowski, Bubba Wallace, Kyle Busch e Logano os cinco primeiros
  • V.37: BANDEIRA AMARELA – Quin Houff (Camaro #00) roda na Curva 1. Chase Briscoe (Mustang #14 ) também envolvido
  • V.36: estreante Austin Cindric é o oitavo com o Mustang #33 da Penske
  • V.32: atual bicampeão, Denny Hamlin lidera pela primeira vez a prova com o Camry #11
  • V.30: RELARGADA
  • V.28: Chase Elliott (#9) e Austin Dillon (#3) estão agora à frente do pelotão
  • Alguns carros voltam aos pits para novo reabastecimento. Expectativa é de chegar ao fim do estágio sem nova parada
  • 29 carros dos 40 que largaram seguem na pista
  • Kaz Grala (#16) e B.J McLeod (#78) não pararam, e comandam o pelotão
  • Camaro #8 de Tyler Reddick volta à pista sem o capô e parte do parachoque dianteiro, com o motor à mostra
  • Carros retornam aos pits para reabastecimento, troca de pneus e ajustes nos chassis
  • Bandeira vermelha levantada após 5h40. Prova recomeça sob bandeira amarela
  • 23h07: motores novamente acionados
  • Matt di Benedetto (#21) voltará à pista apenas para as voltas de bandeira amarela. Assim, quer superar todos os carros que abandonaram e somar alguns pontos.
  • Tempo total de prova já é de oito horas e 20 minutos
  • A bandeira vermelha será retirada assim que Kevin Harvick, primeiro da fila, passar pela faixa de saída do pit. A bandeira amarela deve ser longa, para dar aos times com carros atingidos no acidente da 15ª volta a chance de fazer ao menos os reparos mais importantes
  • 22h20: Nascar acredita poder retomar a prova às 21h locais (23h de Brasília)
  • 22h: Air Titans trabalham a todo vapor, diante da perspectiva de melhora do tempo em Daytona
  • 20h35: os 19 Air Titans entram novamente na pista. Agora apenas garoa
  • 20h: chuva aperta mais uma vez. Com duas a horas a menos em relação ao horário brasileiro, a Nascar monitora uma zona de nuvens que aparece no radar meteorológico próxima da pista. Se ela seguir para outra direção é possível retomar a corrida hoje
  • 19h35: volta a chover e o trabalho de secagem é mais uma vez interrompido
  • Martin Truex Jr., Kurt Busch e Jamie McMurray, que pretendem retomar a prova, estão a duas voltas do líder Kevin Harvick
  • 19h20: Alguns clarões no céu, e o pelotão de Air Titans (os caminhões-turbina usados para a secagem) retornam à pista
  • Uma das preocupações dos oficiais de prova é com as áreas gramadas no interior da pista. A chuva constante enlameou alguns locais e deixou carros da Xfinity atolados em escapadas na corrida de sábado. Situação que pode se repetir hoje
  • Um flagra curioso: com as atividades interrompidas, Chase Briscoe (#14) e a mulher, Marissa, resolveram sair para comprar comida chinesa
https://twitter.com/MarissaBriscoe_/status/1361066673135104005
  • 19h: volta a chover sobre a região dos pits
  • 18h55: alerta de raios é suspenso e espectadores são liberados para voltar a seus lugares. Nuvens ainda cobrem a pista, mas caminhões de secagem já circulam no traçado para reduzir a umidade
  • 18h20: chuva diminui bastante a intensidade, mas o traçado e as áreas internas asfaltadas seguem encharcados. Prossegue o alerta de raios
  • Começa a chover em Daytona
  • Jones, Di Benedetto, Blaney, Almirola, Bowman, Newman, Ragan, Suarez e Byron fora da prova
  • V15: Nascar paralisa a prova por alerta de raios sobre o circuito
  • O primeiro Big One da Daytona 500: Aric Almirola (#10) roda depois de um empurrão de Christopher Bell (#20) e envolve Ryan Blaney (#12), Eric Jones (#43), Martin Truex Jr. (#19), Jamie McMurray (#77), Tyler Reddick (#8), Matt di Benedetto (#21), Chris Buescher (#17), Alex Bowman (#48), Ryan Newman (#6), Kurt Busch (#1), Daniel Suarez (#99), Anthony Alfredo (#38), David Ragan (#36), William Byron (#24)
  • V.14: BANDEIRA AMARELA
  • V.12: Three-wide no meio do pelotão
  • V.8: Um ano após o assuitador acidente na última volta da Daytona 500, Ryan Newman lidera, com o Mustang #6 da Roush Fenway
  • V.7: RELARGADA
  • V.5: Bubba Wallace (Camry #23/23XI Racing) tem parada demorada para ajustes na traseira, depois de toque no pelotão.
  • V.3: momento de homenagem a Dale Earnhardt Sr., que morreu na prova de 2001. Mecânicos e pessoal dos pits fazem com as mãos o número 3, do Intimidator
  • V.3: BANDEIRA AMARELA – Derrike Cope (Camaro #15/Rick Ware) bate sozinho na Curva 4
  • Alex Bowman completa a primeira volta na frente, seguido por Kevin Harvick (#4), Austin Dillon (#3) e Kurt Busch (#18)
  • Bandeira verde: começa a Daytona 500
  • Capacidade dos tanques de combustível garante autonomia para 41 ou 42 voltas
  • Carros na pista para as voltas de alinhamento
  • Cantor Pitbull, um dos donos da Trackhouse Racing (Camaro #99/Daniel Suarez) dá a ordem de ligar motores
  • Começam as cerimônias oficiais: a prece e a execução do hino norte-americano
  • Serão 200 voltas pelo trioval de 2.5 milhas (4km) da Flórida. O primeiro estágio termina na 65ª volta, e o segundo na 130.
  • Como é tradição, os carros farão as voltas de alinhamento nas posições originais, até que as mudanças aconteçam para a largada.
  • Com os danos dos acidentes do segundo duel e as trocas de motor, vários pilotos vão para o fundo do grid: William Byron (Camaro #24/Hendrick), que largaria em segundo; Brad Keselowski (Mustang #2/Penske), Martin Truex Jr. (Camry #19/Joe Gibbs Racing), Erik Jones (Camaro #43/Richard Petty), Kaz Grala (Camaro #16/Kaulig), Ross Chastain (Camaro #42/Ganassi), Anthony Alfredo (Mustang #38/Front Row) e Cole Custer (Mustang #41/Stewart-Haas). Reprovado nas vistorias técnicas, o Camry #23 de Bubba Wallace (23XI Racing) também vai para o fim da fila.
  • O grid para a prova foi definido pela qualificação (quarta-feira) e os duels (quinta-feira). A pole ficou com Alex Bowman, em sua estreia no comando do Camaro #48 da Hendrick.

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