Toyota #7 vence as 24h de Le Mans. André Negrão e Felipe Fraga no pódio

A Toyota voltou a fazer história na edição 2021 das 24h de Le Mans, quarta etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC). Depois das três vitórias consecutivas no regulamento LMP1, a Gazoo Racing dominou na estreia dos Le Mans Hypercars (LMH). Com direito a triunfo inédito do trio do GR010 HY #7: Kamui Kobayashi, José Maria Lopez e Mike Conway. Eles levaram melhor na disputa interna com o #8, melhor em 2020 (Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brandon Hartley, ajudados por um incidente da outra máquina japonesa com um dos Glickenhaus logo na largada. O carro vencedor também enfrentou problemas – uma pane elétrica que provocou perda de tempo até que os comandos fossem resetados e fosse possível retomar a disputa. E ambos tiveram incidentes nos reabastecimentos.

Num cenário de favoritismo técnico da Toyota, os outros carros da LMH cumpriram bem seu papel. O Alpine A480 Gibson da equipe de fábrica francesa recebeu a bandeirada na terceira posição, a quatro voltas dos vencedores. Sinônimo de pódio para André Negrão; Nicolas Lapierre e Mathieu Vaxiviere. E a primeira participação da Scuderia Glickenhaus pode ser traduzida num sucesso total. Se a dúvida era a confiabilidade dos dois 007, ambos receberam a bandeirada, em quarto (o #709, de Pipo Derani, Franck Mailleux, Olivier Pla) e quinto (o #709, de Ryan Briscoe, Richard Westbrook e Romain Dumas).

Na LMP2, a vitória foi definida nos últimos metros. O que seria uma dobradinha dos Oreca-Gibson do Team WRT mudou quando o #41 (Robert Kubica, Louis Deletraz e Yifei Ye) parou no circuito com um problema eletrônico, na última volta. Caminho aberto para o #31 de Robin Frinjs, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi, pressionado até o fim pelo #28 da JOTA Racing – Stoffel Vandoorne, Sean Gelael e Tom Blomqvist. O #82, de Felipe Nasr, Ryan Cullen e Oliver Jarvis (Risi Competizione) abandonou na parte final das 24h.

GTE PRO e GTE AM

A Ferrari voltou a vencer na GTE Pro, graças à 488 GTE #51 da AF Corse, com James Calado, Alessandro Pier Guidi e Come Ledogar. A máquina italiana dominou boa parte da prova, resistindo à aproximação do Corvette C8R #63 (Nicky Catsburg, Jordan Taylor e Antonio Garcia). O #52 da AF Corse, com Daniel Serra, Miguel Molina e Sam Bird foi obrigado a abandonar com problemas na suspensão.

Pódio brasileiro também na GTE AM. Se a Ferrari 488 GTE #83 AF Corse – Alessio Rovera, Nicklas Nielsen e François Perrodo -; foi soberana ao longo das duas voltas no relógio; o Aston Martin Vantage GTE #33 da TF Sport assegurou a segunda posição com Felipe Fraga, Dylan Pereira e Ben Keating. Com o tocantinense ao volante, dois furos de pneu levaram o carro a tocar a mureta na reta Mulsanne ainda na tarde de sábado. Ele conseguiu voltar aos pits e o trabalho rápido da equipe inglesa limitou a perda de tempo.

“Eu estava em P1, 1min30s na frente do segundo e tinha algum resto de peça de algum carro na pista. Aí o carro que estava na minha frente bateu a quase 300 km/h no muro e eu vim atrás, pegando um pouco desses pedaços de fibra de carbono na pista. Eu tinha certeza que a corrida tinha acabado para gente, mas aí eu consegui trazer o carro pro box e o pessoal trocou os dois pneus, trocou o difusor traseiro e voltamos para a corrida. Conseguimos continuar andando bem, demos sorte com um safety car e terminamos no pódio após imprimir um bom ritmo de corrida”.

Já Marcos Gomes sofreu um forte acidente na quarta hora de corrida com o Aston Martin Vantage #98 (AMR/Northwest) que dividiu com Paul dalla Lana e Nicki Thiim – vinham em segundo após largar em 16º. Um problema mecânico fez o carro bater com violência na barreira de pneus. O paulista foi levado ao centro médico para checagem de rotina e liberado em seguida.

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