Show de Lewis Hamilton na F-1 em Interlagos

Lewis Hamilton fez uma de suas melhores corridas das últimas temporadas no Mundial de F-1 em Interlagos. E conseguiu o que parecia impossível: venceu o F-1 GP de São Paulo depois de largar em décimo. Superou a desclassificação do treino qualificatório (avançou até o quinto lugar na Sprint Race) e as cinco posições de punição no grid pela troca do motor à combustão de sua Mercedes. E superou o rival Max Verstappen (Red Bull) em uma disputa que levou os dois carros a passar dos limites da pista na Curva do Lago. Um resultado que ajuda a esquentar a reta final da temporada – 14 pontos separam o britânico do holandês.

A manobra decisiva veio na Reta Oposta, na 59ª das 71 voltas, com a ajuda do DRS. Na 48ª passagem a primeira tentativa do piloto da Mercedes esbarrou na espalhada de Verstappen, que alargou a trajetória. Sem punição ao líder do campeonato, o heptacampeão teve paciência para esperar a oportunidade. E teve equipamento (e pneus) para abrir do #33. Na volta da consagração, fez a emoção correr solta no circuito paulista ao pedir, de um comissário, a bandeira brasileira para homenagear o ídolo Ayrton Senna.

“Eu não tinha tanto apoio assim nas arquibancadas desde Silverstone. Que corrida. Com as punições foi o fim de semana mais difícil que eu tive, mas o time fez um ótimo trabalho”, festejou um visivelmente emocionado Hamilton.

A corrida

Hamilton já era o sétimo na largada, com Verstappen na frente – Valtteri Bottas não conseguiu aproveitar a vantagem da pole. Pior ainda, Sergio Perez também deixou o finlandês para trás. O britânico já era o terceiro na quinta volta, antes da primeira neutralização do domingo. Provocada pelos detritos do toque de Yuki Tsunoda (AlphaTauri) em Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) no S do Senna.

Os pedaços da asa da Haas de Mick Schumacher levaram ao Virtual Safety Car na 12ª volta. Não demorou para que Hamilton iniciasse o ataque a Perez. Tomou a posição na volta 18, perdeu logo em seguida, mas superou o mexicano de vez na V.19. E foi aos boxes para a primeira parada uma passagem antes de Verstappen (volta 27).

Nova neutralização com o safety car virtual na volta 30 (detritos da Aston Martin de Lance Stroll na reta dos boxes). Na relargada, Hamilton pela primeira vez esteve a menos de um segundo da Red Bull líder. Verstappen conseguia estabilizar a diferença, entre 0s8 e 1s3.

Na segunda parada, o holandês foi chamado antes (V.41). Hamilton entrou apenas três voltas depois e ainda chegou a questionar a estratégia da Mercedes. Mas logo estava no encalço do rival – mesmo com a turbulência e o desgaste maior dos pneus por seguir perto, manteve a pressão. Verstappen ainda foi advertido por mudar várias vezes a linha na Reta Oposta. Em seguida não conseguiu responder à tentativa decidida do #44.

Valtteri Bottas completou o pódio, depois de mais uma corrida discreta. Perez, quarto, fez um terceiro pitstop para, com pneus macios, marcar a volta mais rápida e tirar o ponto de Hamilton. Charles Leclerc, Carlos Sainz (dupla da Ferrari); Pierre Gasly (AlphaTauri), Esteban Ocon, Fernando Alonso (com as duas Alpine) e Lando Norris fecharam a zona de pontuação.

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