F-E dá aperitivo do novo carro para 2023

O novo carro do Mundial ABB FIA da Fórmula E apareceu pela primeira vez nesta segunda-feira em Valencia, que recebe os testes coletivos da categoria. Por enquanto, apenas para pilotos, pessoal das equipes e dos fornecedores técnicos do campeonato, que conheceram a maquete do Gen3, que estreia em 2023. Para o público em geral, foram mostradas algumas imagens escurecidas em que é possível ver apenas alguns detalhes do projeto. Também foram reveladas características técnicas do projeto, mais uma vez a cargo da Spark, em parceria com a Dallara.

O conceito usado para as formas da carroceria é o das asas em formato de delta dos aviões de caça, ainda mais pronunciado do que no Gen2. A imagem superior sugere que as rodas dianteiras voltam a ficar descobertas, como acontecia na primeira geração.

Além disso, as novas máquinas passam a regenerar energia dissipada nas frenagens também no eixo dianteiro. A ideia é que 40% do total usado ao longo de um E-Prix venha do reaproveitamento dessa força extra.

A nova geração dos motores, inversores e baterias vai jogar nas rodas 350kw, o equivalente a 470cv em um propulsor a combustão. Como o conjunto será mais leve que o da Gen2, o pacote permitirá velocidades máximas na casa dos 320km/h, o que revoluciona os números de desempenho dos carros nos traçados de rua.

Parte do esforço sustentável (a F-E neutralizou suas emissões de carbono desde a primeira temporada em 2014/2015), a fibra de carbono quebrada em toques e acidentes será reciclada para outros usos na indústria.

“Conseguimos demonstrar que é possível combinar alta performance, eficiência e sustentabilidade ao criar nosso carro mais leve e mais rápido”, destaca o CEO da categoria Jamie Reigle.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais