Mais uma de Marcelo Medeiros no Dakar 2022. Peterhansel e Price também vencem

Nova vitória brasileira no Dakar 2022. Marcelo Medeiros foi o mais rápido entre os quadriciclos na décima etapa do maior rally do mundo, entre Wadi Ad Dawasir e Bisha (Arábia Saudita). O maranhense e seu Yamaha 700 Raptor completaram a especial de 375 quilômetros 2min25 à frente do polonês Kamil Wisniewski. Apesar do abandono na quinta etapa (penalização de 14h), o maranhense ocupa a sexta posição – o francês Alexandre Giroud (Yamaha) é o líder.

Nas motos o estágio foi mais uma vez movimentado, com problemas e dificuldades para alguns dos destaques. Ricky Brabec e Nacho Cornejo (ambos da Monster Energy Honda HRC) perderam tempo com um erro de navegação. O mesmo aconteceu com o austríaco Matthias Walkner (KTM), que começou o dia à frente na geral, e com o britânico Sam Sunderland (Gas Gas), que seguiu o rumo errado em um canyon. O chileno Pablo Quintanilla e o espanhol Joan Barreda (também oficiais Honda) foram penalizados por excesso de velocidade em zona de radar. E o atual campeão Kevin Benavides (KTM) viu o sonho do bi terminar com a quebra do motor.

Num dia difícil, Danilo Petrucci voltou a se destacar, com o 11º tempo. A vitória na etapa ficou com o australiano Toby Price (KTM). Terceiro (+3min35), o francês Adrien van Beveren (Monster Energy Yamaha) retomou a ponta da classificação. É seguido por Sunderland (+5min59), Quintanilla (+6min15) e Walkner (+8min24).

Carros

Depois de uma primeira metade de Dakar 2022 complicada, finalmente Stephane Peterhansel venceu uma etapa com o Audi RS Q e-tron. Carlos Sainz garantiu a dobradinha com a segunda posição, à frente do argentino Orly Terranova (BRX Hunter T1+).

Os líderes na geral Nasser Al-Attiyah / Matthieu Baumel (Toyota Hilux T1+ / Toyota Gazoo Racing) iniciaram o dia penalizados com 5 minutos – foram flagrados sem o cinto de segurança após uma parada para reparo na véspera. Sétimos da etapa, perderam mais 1min25 para Sebastien Loeb / Fabien Lurquin (BRX Hunter T1+). Mas seguem confortáveis 32 minutos à frente, com duas etapas restando.

Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs (Buggy Century CR6) completaram o estágio na 23ª posição e aparecem agora em 31º no acumulado.

UTV

Na categoria T4, Austin Jones e o catarinense Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick XRS / Can-Am Factory) administram a vantagem na geral sobre os companheiros de equipe Gerard Farres Guell e Diego Gil. Após a etapa, 11min54 separam as duas duplas. O lituano Rokas Baciuska e o espanhol Oriol Mena (Can-Am Maverick XRS / South Racing) foram os mais rápidos do dia.

Rodrigo Luppi e Maykel Justo (Can-Am Maverick XRS / South Racing) fecharam a etapa com o nono tempo e seguem em sexto na geral, a 1h04min53 de Jones e Gugelmin.

Caminhões

Vitória do líder Dmitry Sotnikov (Kamaz) nesta quarta-feira, com domínio dos caminhões russos, nas três primeiras posições. Em quarto ficou o chileno Ignacio Casale (Tatra Buggyra), tricampeão do Dakar nos quadriciclos. Sotnikov está 10min18 à frente do companheiro de equipe Eduard Nikolaev.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais