Mundial de Endurance 2022 terá 39 carros em toda a temporada

Divulgada a lista de inscritos para a temporada 2022 do Mundial de Endurance (FIA WEC). O campeonato será disputado por um número recorde de 39 máquinas em suas quatro categorias – Le Mans Hypercar (LMH); LMP2, GTE Pro e GTE Am. E com várias novidades confirmadas, além de, mais uma vez, contar com a participação brasileira.

O Automobile Club d’Ouest (ACO), promotor do WEC, confirmou ter recebido um número de consultas sem precedentes de participação. E deixou de fora alguns projetos interessantes (leia abaixo). Entre os Hypercars, o grid contará com os dois Toyota GR010 Hybrid; um Glickenhaus SCG 007; o protótipo Alpine Gibson LMP1 com André Negrão como um dos pilotos e a estreia dos Peugeot 9X8. A marca francesa teve a inscrição aceita mesmo com o atraso no desenvolvimento de seu modelo, que fez apenas um breve shakedown no fim de 2021.

Na LMP2 são nada menos que quatro novos times – todos os 15 inscritos usam o pacote Oreca Gibson. A italiana Prema estreará no WEC com o patrocínio da petrolífera polonesa Orlen e Robert Kubica como um de seus pilotos, ao lado de Louis Deletraz e Lorenzo Colombo. Já a inglesa Vector Sport terá Sebastien Bourdais e Nico Müller entre os pilotos. A Penske alinhará com Felipe Nasr, Dane Cameron e o veterano francês Emmanuel Collard (para atender à exigência de um piloto de ranking silver/prata). Será uma preparação para 2023, quando a equipe do capitão representará a Porsche com seu LMDh. Situação semelhante à da AF Corse, que no ano que vem mandará à pista o Hypercar da Ferrari.

GTE

A briga entre os dois Porsche 911 RSR e as duas Ferrari 488 na GTE Pro ganha o reforço de um Corvette C8R, com Nick Tandy e Tommy Milner. Na GTE Am são 13 os participantes, divididos entre Ferrari, Porsche e Aston Martin. Depois de contar com Marcos Gomes e Augusto Farfus como companheiros em 2021, o gentleman driver canadense Paul dalla Lana terá novos parceiros no Aston #98.

Vanwall rejeitada

O ACO não aceitou a inscrição da ByKolles para todo o campeonato. A equipe do romeno Colin Kolles desenvolveu um hypercar que deve percorrer seus primeiros quilômetros em breve. E prevê uma jogada de marketing interessante para o modelo: comprou os direitos de uso da marca britânica Vanwall, dona de nove vitórias no Mundial de F-1 em 1957/58. A ideia é desenvolver uma versão de rua do superesportivo com o tradicional nome. Nos bastidores, comenta-se que a recusa se deu por questões de homologação – o curioso é que o Peugeot 9X8 também não está homologado e deve estrear apenas durante a temporada.

O WEC 2022 tem início previsto para 18 de março com as 1000 Milhas de Sebring, na mesma programação das 12h válidas pelo IMSA Weathertech.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais