Dois novos líderes após penúltima do Dakar 2022. Medeiros vence mais uma nos quads

Depois de mais de 5000 quilômetros cronometrados em 13 dias de prova, o Dakar 2022 chega à última etapa com novos líderes e incerteza em duas categorias. Os 164 km de especial no estágio entre Bisha e Jeddah vão definir quem levará o maior rally do mundo nas motos e nos UTVs T4. Nos dois casos, quem começou a quinta-feira na frente agora é perseguidor. E no caso das duas rodas, praticamente sem chances de levar a edição deste ano.

Adrien van Beveren (Monster Energy Yamaha) perdeu 21min33 para o argentino Kevin Benavides (KTM), vencedor da especial de 346 km com largada e chegada em Bisha. Um estágio que trouxe as últimas grandes dificuldades do Dakar 2022 e mais uma vez complicou a vida dos primeiros a largar nas motos, caso do francês.

Sam Sunderland (Gas Gas) se aproveitou das dificuldades do rival e recuperou a ponta. Está 6min52 à frente do chileno Pablo Quintanilla (Honda), com o austríaco Matthias Walkner (KTM) a 7min15. Van Beveren é o quarto, mas já a 15min30 do líder.

Nos quadriciclos Marcelo Medeiros (Yamaha) venceu pela terceira vez na prova saudita e larga para os últimos quilômetros como quinto na geral. Com vantagem superior a duas horas, o francês Alexandre Giroud (Yamaha) pode se preocupar apenas em completar o dia para ficar com o título.

Marcelo Medeiros (A.S.O/Frederic Le Floch/DPPI)

UTV

Mudança também entre os UTVs T4. Depois de liderar em sete dias, Austin Jones e o catarinense Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick XRS / Can-Am Factory) deixaram a ponta nesta quinta-feira. Perderam 17min12 para os poloneses Marek Goczal/Lukasz Laskawiec (Can-Am Maverick XRS / Cobant Energylandia), mais rápidos do dia. E viram seus companheiros de equipe Gerard Farres Guell / Diego Gil assumirem a liderança, com apenas 1min41 de vantagem. O que promete um duelo emocionante na última etapa.

Rodrigo Luppi e Maykel Justo (Can-Am Maverick XRS / South Racing) ficaram com a quarta posição no estágio. E mantêm a sexta na geral.

Na T3 (UTVs protótipos), Seth Quintero e Dennis Zenz (Overdrive OT3 / Red Bull Junior Team) chegaram à 11ª vitória no Dakar 2022, novo recorde em 44 edições. Mas a liderança folgada é dos chilenos Francisco Chaleco Lopez e Juan Latrach (Can-Am Maverick XRS/ EKS South Racing).

Carros

Nasser Al-Attiyah está muito próximo de garantir sua quarta vitória no Dakar. O piloto do Qatar e seu navegador Mathieu Baumel (Toyota Hilux T1+ / Toyota Gazoo Racing) chegam ao último dia 33min19 à frente de Sebastien Loeb e Fabien Lurquin (BRX Hunter T1+). O nove vezes campeão do WRC tirou mais de quatro minutos da diferença na penúltima etapa, mas acabou punido com 5 minutos por excesso de velocidade em zona de radar.

Carlos Sainz e Lucas Cruz (Audi RS Q e-Tron) venceram mais um estágio, 3min10 à frente de Lucio Alvarez / Armand Monleon (Toyota Hilux T1+ / Overdrive). Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs (Buggy Century CR6) ficaram com o 31º tempo e ocupam a P.30 na geral.

Caminhões

A russa Kamaz se encaminha para colocar seus quatro caminhões nas quatro primeiras posições do Dakar 2022. Depois de mais uma vitória de etapa, com Eduard Nikolaev, Dmitry Sotnikov inicia o último dia 8min18 à frente do companheiro. Anton Shibalov e Andrei Karginov vêm a seguir na classificação geral.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais