Race of Champions volta na neve, com Vettel, Hakkinen, Loeb e Brasil na disputa

O próximo fim de semana (4 a 6) marca o retorno de um dos mais interessantes eventos do automobilismo internacional: a Race of Champions (ROC). Organizada pelo sueco Frederik Johnson, a competição acontece desta vez em seu país natal (em Pite Havsbad). E volta a ser disputada em um espaço aberto, depois de visitar estádios como Wembley (Londres), Stade de France (Paris) e o Ninho do Pássaro (Pequim). Agora com a neve e o gelo como pisos.

A lista de pilotos inscritos justifica o nome do desafio. Os 18 participantes foram divididos em grupos – de um lado estão os representantes dos circuitos e, do outro, dos rallies e rallycross. Na chave das pistas estão dois campeões mundiais de F-1 – Sebastian Vettel e Mika Hakkinen –; o heptacampeão da Nascar Jimmie Johnson; o ‘Mister Le Mans’ Tom Kristensen, além de Valtteri Bottas, Mick Schumacher, David Coulthard e da bicampeã da W Series Jamie Chadwick.

Castroneves

Presente desde as edições disputadas nas Ilhas Canárias, o Brasil não poderia ficar de fora. E será representado por Hélio Castroneves, uma semana depois da segunda vitória nas 24h de Daytona. Na disputa individual, ele estreará num duelo preliminar com Colton Herta (que substitui o contundido Travis Pastrana). Também participará da Nations Cup, como parte do time Latin America, ao lado do piloto mexicano de rally Benito Guerra (vencedor da ROC 2019). A dupla encara o Team USA, com Herta e Johnson.

Desde 1988, quando o ROC aconteceu pela primeira vez, em apenas uma edição um brasileiro foi ao alto do pódio: 2003, nas Canárias. Cristiano da Matta formou o ‘All-Star Team’ ao lado do francês Gilles Panizzi e do motociclista Fonsi Nieto. Na ocasião, o mineiro chamou a atenção pela rápida adaptação ao piso de terra e ao Mitsubishi Lancer Evolution 4×4 usado na ocasião. A ponto de impressionar o então chefe de equipe na Toyota F-1 Ove Andersson, dono de uma carreira vitoriosa nos rallies.

Na chave dos rallies, são três campeões mundiais, incluindo o maior deles, Sebastien Loeb (nove títulos), além de Didier Auriol e Petter Solberg. Loeb e Solberg se enfrentam de cara. Os duelos acontecem sempre em melhor de três.

As máquinas

Um dos atrativos do ROC é a variedade de máquinas, que exige capacidade de adaptação dos pilotos. Para este ano, foram escolhidos os UTVs Polaris RZR Pro XP; os carros da categoria Supercar Lites do Mundial de Rallycross; sua versão movida a eletricidade (RX2e); os Porsche 718 Cayman Clubsport GT4 e um estreante. O FC1-X foi o modelo criado pela preparadora Olsbergs para a principal categoria do Nitro RX, campeonato idealizado por Travis Pastrana nos EUA. Tem chassi tubular e seus motores elétricos geram 820 kW, o equivalente a 1.000 cv.

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