Interlagos entre as três Sprint Races da F-1 2022

O Mundial de F-1 volta a experimentar em 2022 a qualificação com as Sprint Races, que estrearam ano passado em Silverstone, repetidas em Monza e Interlagos. Ainda sem convencer totalmente o torcedor, o formato será adotado em três GPs da temporada. O F-1 GP de São Paulo é o único que repete a disputa, no dia 12 de novembro.

Desta vez, a Comissão de F-1 da FIA escolheu os GPs da Emilia Romagna (22 e 24 de abril) e da Áustria (8 a 10 de julho) para também receber esse sistema diferente de definição do grid. E com algumas novidades em relação à temporada passada. A primeira delas é a distribuição de pontos para os oito primeiros – 8 pontos para o vencedor e 1 para o oitavo lugar. Uma forma de estimular também os duelos no pelotão intermediário com algo além de uma boa posição de largada no dia seguinte. Em 2021 apenas os três primeiros pontuavam.

Além disso, o pole volta a ser o mais rápido na sessão dividida em três fases (Q1, Q2 e Q3) para efeitos de estatísticas. E não mais o vencedor da Sprint Race.

No caso de Interlagos, pesou o fato de que a corrida classificatória do sábado foi a mais emocionante das três, favorecida pela configuração do traçado.

Corridas interrompidas

Também foi decidido um ajuste no regulamento para a pontuação em caso de corridas encerradas antes do previsto. Uma forma de evitar o que aconteceu no GP da Bélgica do ano passado, em que os carros andaram por uma volta atrás do safety car e receberam metade dos pontos.

A partir deste ano, nenhum ponto será distribuído caso o pelotão não percorra pelo menos duas voltas em bandeira verde.

  • Até 25% da distância original:

1º – 6 pontos
2º – 4 pontos
3º – 3 pontos
4º – 2 pontos
5º – 1 ponto

  • Entre 25 e 50% da distância original

1º – 13 pontos
2º – 10 pontos
3º – 8 pontos
4º – 6 pontos
5º – 5 pontos
6º – 4 pontos
7º – 3 pontos
8º – 2 pontos
9º – 1 ponto

  • Entre 50 e 75% da distância original

1º – 19 pontos
2º – 14 pontos
3º – 12 pontos
4º – 9 pontos
5º – 8 pontos
6º – 6 pontos
7º – 5 pontos
8º – 3 pontos
9º – 2 pontos
10º – 1 ponto

As mudanças ainda precisam passar pelo Conselho Mundial da FIA, mas sua aprovação pela instância máxima do automobilismo é mera formalidade.

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