Toyota vence edição caótica das 6h de Spa

Hegemonia da Toyota mantida nas 6h de Spa-Francorchamps, mas de forma bem mais difícil que o esperado. Depois do abandono em Sebring, os atuais bicampeões mundiais de endurance Mike Conway, Jose Maria López e Kamui Kobayashi levaram o GR010 Hybrid #7 à primeira posição na segunda etapa do FIA WEC – sexto triunfo dos japoneses na prova. O clima instável da região das Ardennes voltou a fazer das suas e complicou a vida de pilotos e equipes. André Negrão e os companheiros Nicolas Lapierre e Mathieu Vaxiviere (Alpine A480 Gibson) garantiram o segundo lugar e mantêm a liderança do campeonato.

A corrida foi interrompida três vezes com bandeira vermelha. Na primeira, com pouco mais de duas horas, por uma escapada do Oreca LMP2 da ARC Bratislava, com Miro Konopka ao volante. O que danificou as barreiras de proteção e exigiu uma reparação mais longa. Na relargada, Sebastien Buemi encostou o Toyota #8 com problemas elétricos.

Em seguida foi a vez de um dilúvio levar a direção de prova a suspendê-la, já que rios se formaram em vários trechos do circuito belga. A essa altura a liderança era do Oreca Gibson LMP2 da equipe WRT, graças aos stints do holandês Robin Frinjs. Na chuva mais forte, os LMP2 eram mais rápidos que os hypercars, com problemas de aderência. Um acidente com Alex Brundle, no Oreca LMP2 da Inter Europol, exigiu a terceira bandeira vermelha do dia.

Pneus

A disputa foi reiniciada em condições menos críticas e os hypercars assumiram os três primeiros lugares. O Toyota #7 passou a comandar, seguido pelo Alpíne e pelo Glickenhaus LMH 007 com Pipo Derani ao volante. A essa altura, a grande dúvida era o momento certo para montar os pneus slicks. Derani, por um problema no rádio (não entendeu que havia a opção de slicks sulcados), pediu ao time que fizesse a troca pelos lisos. O que se mostrou prematuro.

Na frente, o Toyota conseguia manter uma vantagem confortável sobre o Alpine. Assim os dois receberam a bandeirada, com o Oreca da WRT (Robin Frinjs/René Rast/Sean Gelael) completando o pódio – venceram na LMP2. Felipe Nasr, Dane Cameron e Emmanuel Collard levaram o Oreca #5 da Penske ao quinto lugar na categoria.

GTE

Entre os GTE Pro, a decisão foi emocionante. Ajudada pela chuva, a Ferrari conseguiu superar a Porsche com a vitória de James Calado e Alessandro Pierguidi, na 488 GTE #51. Os três primeiros (o Porsche #92 veio em seguida, com Michael Christensen e Kevin Estre, à frente da Ferrari 488 GTE #52, de Antonio Fuoco e Miguel Molina).

Vitória da Porsche na GTE Am, com o 911 RSR #77 da Dempsey Proton, pilotado por Harry Tincknell, Seb Priaulx e Christian Ried.

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