VeeKay domina sábado do quali na Indy 500. Kanaan avança, Castroneves 26º

Definidos os 12 pilotos que seguem na luta pela pole da 106ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Num sábado em que a chuva e os alertas de raios deram as caras como esperado e encerraram a sessão uma hora antes do previsto, o holandês Rinus VeeKay (Dallara Chevrolet #21/Ed Carpenter Racing) sobriu no pelotão.

Ele conseguiu nas quatro voltas cronometradas a média de 233.655 milhas horárias (375,95 km/h). Sua primeira passagem pelas duas milhas e meia do Indianapolis Motor Speedway chegou a impressionantes 234.702 mph (377,63 km/h). Foi o terceiro melhor desempenho na história centenária da Indy 500.

Pato O’Ward (Dallara Chevrolet #5) e Felix Rosenqvist (Dallara Chevrolet #7) confirmaram o desempenho da véspera com os carros da Arrow McLaren SP. Bons resultados também para o quinteto da Ganassi, que está na lista dos que voltam à pista neste domingo para as duas fases restantes da briga pela pole. Alex Palou foi o melhor representante do time, em quarto.

Logo à frente de Tony Kanaan, com o Dallara Honda #1. O baiano marcou 232.625 mph (374,29 km/h) na soma de suas voltas e não fez uma segunda tentativa. Segue forte para um domingo em que qualquer mudança na temperatura ou na direção do vento pode alterar o que se viu na primeira fase.

Nona fila

Já Hélio Castroneves (Dallara Honda #06/Meyer Shank Racing) mostrou que as velocidades mais baixas ao longo da semana de treinos eram reflexo do potencial do carro. A primeira tentativa do tetracampeão não o levou muito além das 225 milhas. Na segunda, Helinho conseguiu marcar 229.630 mph (369,47 km/h). O que o coloca na nona fila do grid, em 26º – as posições a partir da 13ª já são definitivas. A chuva tirou qualquer chance de andar mais rápido no fim da tarde. Seu companheiro Simon Pagenaud sairá em 16º.

Qualificação desastrosa também para a Andretti Autosport. Que só colocou o carro do estreante Romain Grosjean (o Dallara Honda #28) entre os 12 melhores. Alexander Rossi (#27) largará em 20º; Marco Andretti (#98) em 23º; Devlin De Francesco (#29) em 24º e Colton Herta (#26) em 25º.

Will Power foi o único da Penske a avançar, com o Dallara Chevrolet #12, como o 11º. À frente de Takuma Sato (Dallara Honda #51/Dale Coyne with Rick Ware Racing). Mais rápido nos quatro dias de treinos, o japonês teve sua primeira tentativa cancelada por atrapalhar Marco Andretti na volta de desaceleração.

O domingo prevê mais uma tentativa dos 12 classificados que determinará os seis mais rápidos, a partir das 17h (de Brasília). Estes voltam à pista no Fast Six que definirá o pole e as três primeiras filas do grid.

500 Milhas de Indianápolis 2022

Qualificação

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais