Colton Herta pole do GP de Toronto na Indy

Colton Herta é o primeiro piloto a conquistar duas poles na temporada 2022 da NTT Indycar Series (Fórmula Indy). Depois de largar na frente em Long Beach, levou o Dallara Honda #26 da Andretti Autosport à primeira posição no grid do GP de Toronto, décima etapa do campeonato. O resultado veio na mesma semana em que percorreu os primeiros quilômetros com um F-1: o McLaren MCL35, de 2021, em Portimão (Portugal). Com 85 voltas, a prova no traçado de rua do Exibition Place, começa às 16h (de Brasília).

Herta apostou em um jogo de pneus option (macios) usado para suas tentativas no Fast Six. Na última delas, marcou 59min269 para superar Scott Dixon (Dallara Honda #9/Ganassi) por um décimo de segundo. O resultado é um sinal de reação do time de Michael Andretti após um fim de semana desastroso em Mid-Ohio, em que seus pilotos se acharam mais de uma vez no circuito. Alexander Rossi (#27) também avançou à terceira fase e larga em quarto.

O destaque na parte final da sessão foi a presença de David Malukas (Dallara Honda #18/Dale Coyne Racing with HMD) – o quinto lugar do rookie é sua melhor posição de largada na categoria.

Recuperação

Se o líder do campeonato Marcus Ericsson (Dallara Honda #8/Ganassi) avançou ao Fast 12 e vai largar em nono, alguns de seus perseguidores partirão bem mais atrás. Pato O’Ward (Dallara Chevrolet #5/Arrow McLaren SP) chegou tocar o muro durante o Q1 e parou na primeira fase. Sairá em 15º. Logo à frente de Will Power (Dallara Chevrolet #12/Penske), que buscava sua melhor volta quando um acidente com Kyle Kirkwood (Dallara Chevrolet #14/A.J. Foyt) interrompeu o treino do Grupo 2.

Pior ainda para o protagonista da semana nos bastidores. O atual campeão Alex Palou (Dallara Honda #10/Ganassi) enfrentou problemas, não foi além de 1min03s051 e é o P.22 no grid. Palou teve sua ida confirmada para a McLaren depois de a Ganassi garantir que contaria com o espanhol também em 2023, irritando o piloto. A confusão provocou rumores de que ele seria substituído ainda durante o campeonato.

Hélio Castroneves (Dallara Honda #06/Meyer Shank) partirá em 17º, após um sábado em que sua equipe regrediu na comparação com o treino livre da sexta. Seu companheiro Simon Pagenaud, segundo mais rápido na véspera, desta vez foi o 18°.

Honda Indy Toronto

Fórmula Indy: décima etapa

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais