Os pneus para o GP da França na F-1

Fim de semana de GP da França, 12ª etapa do Mundial de F-1, na configuração de 5.842m do circuito Paul Ricard. Desde a volta ao circo, em 2018, não mais com a reta Mistral inteira, mas dividida pelas curvas 8 e 9. Ainda assim, com longos trechos que favorecem as tentativas de ultrapassagem e ajudam a resfriar freios e pneus. E com uma certeza: altas temperaturas de sexta (22) a domingo, consquência de um dos mais rigorosos verões dos últimos anos na Europa.

A Pirelli optou pela seleção intermediária em sua gama de pneus para treinos e corrida. C2 (duro), C3 (médio) e C4 (macio) estarão à disposição de equipes e pilotos. Se Max Verstappen (Red Bull) fez dois pitstops ano passado para vencer o GP francês, a expectativa é de que uma parada seja suficiente desta vez em caso de largada com os médios e segundo stint com os duros. A maior resistência ao superaquecimento e a durabilidade ampliada nos compostos deste ano favorecem esse tipo de estratégia. O maior esforço sobre a borracha se dá em termos de tração; estresse e força lateral, em curvas como a Signes.

Foi justamente o traçado francês que recebeu os primeiros testes com os protótipos dos pneus aro 18, em 2019, além de outras sessões de desenvolvimento desde então.

Porpoising

Uma reunião entre a FIA, representantes da Liberty Media e os diretores-técnicos dos times na semana passada trouxe propostas de ajustes nas regras para 2023, numa tentativa de conter o porpoising.

A ideia é fazer quatro mudanças: aumentar a altura das extremidades laterais do assoalho em 25mm (o que diminuiria o downforce gerado nesta parte dos carros e a possibilidade de estolagem, raiz do problema); aumentar a altura da ‘garganta’ no assoalho – o afunilamento dos canais laterais que provoca a diferença de pressão responsável pelo efeito-solo –; fazer testes de flexibilidade lateral nos assoalhos e usar sensores de aceleração vertical mais precisos que os atuais.

As mudanças ainda precisam ser aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA, o que normalmente é uma formalidade.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais